• Carregando...
 | Daniel Castellano/Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano/Gazeta do Povo

O desembargador Renato Braga Bettega foi eleito presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) nesta quarta-feira (16). Ele teve 66 votos e vai substituir o atual presidente, Paulo Vasconcelos. Bettega venceu no segundo turno o desembargador Fernando Bodziak, que levou 52 votos. Participaram da votação 119 dos 120 desembargadores.

No primeiro escrutínio, Bodziak teve 45 votos, Bettega ficou com 40 e o desembargador Eugênio Achille Grandinetti foi a primeira alternativa de 33 de seus colegas. Houve também um voto em branco.

“Eu represento todos os magistrados do Paraná, de maneira compartilhada, ética e transparente vou conduzir o tribunal”, disse o novo presidente em seu discurso logo após o resultado.

O segundo colocado também se pronunciou após a eleição: “Não me sinto derrotado. A 2ª vice-presidência tem sido uma grande experiência para mim. Saio daqui muito melhor do que entrei. Agradeço de coração a votação expressiva que recebi”, disse Bodziak.

Novo presidente

Bettega tem 36 anos de magistratura e atualmente é 1º vice-presidente do TJ-PR. Ele é formado em direito pela PUCPR, bacharel em Administração de Empresas pela FAE e tem mestrado em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Universidade Clássica de Lisboa (Portugal).

Em entrevista ao Justiça & Direito durante sua candidatura, o desembargador prometeu fazer “uma administração participativa, integrada e eficiente com implantação de um sistema de gestão de pessoas por competências”. Ele disse também que faria esforços manter as “conquistas orçamentárias”, prestar um serviço eficiente aos jurisdicionados e valorizar magistrados, servidores e aposentados.

Membros da Cúpula

Os magistrados escolheram ainda os novos membros dos outros cargos da cúpula do Tribunal. Arquelau Araújo Ribas foi eleito 1º vice-presidente com 69 votos. Ele venceu, também em 2º turno, Wellington E. Coimbra de Moura, que teve 48 votos. Houve dois votos em branco para este cargo.

Lídia Matiko Maejima foi eleita 2ª vice-presidente com 76 voto. Em segundo lugar, ficou Joeci Machado Camargo, com 41. Também houve dois votos brancos.

O novo corregedor-geral da Justiça é Rogério Luis Nielsen Kanayama, que teve 65 votos. Em segundo, ficou José Augusto Aniceto, com 28 votos, seguido por Robson Cury, com 26.

O último membro da cúpula a ser escolhido foi o desembargador Mario Helton Jorge, que, em uma disputa com outros quatro concorrentes, recebeu 61 votos. Hélio Henrique Fernandes Limas teve 22 votos, Gamaliel Seme Scaff, 14, Carvílio da Silveira Filho, 12, e Luiz Carlos Xavier, 9.

Foram eleitos por aclamação, os quatro membros do Conselho da Magistratura, pois só havia quatro candidatos – e a ouvidora substituta, desembargadora Ana Lúcia Lourenço.

A votação foi feita em cédula única de papel que continha os nomes de todos os candidatos a todos os cargos. A contagem dos votos foi feita por uma comissão de apuração presidida pela desembargadora Regina Helena Portes, e composta também por Luiz Fernando Tomasi Keppen (presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná) e Luiz Roberto Antonio Massaro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]