• Carregando...

O segundo turno das eleições de Londrina, Norte do Estado, terá reforço policial. Este foi o resultado de uma reunião realizada, nesta quinta-feira (23), entre o Ministério Público e as direções das Polícias Militar, Civil e Federal. A solicitação do reforço foi pedida no início da semana, pelo juiz eleitoral Carlos Maurício Ferreira, da 42ª Zona Eleitoral. De acordo com Ferreira, esta é uma "medida preventiva" pela disputa voto a voto entre os candidatos e visa evitar que ocorram excessos nos locais de votação e no momento da apuração dos votos. "No primeiro turno não detectamos problemas sérios. Agora com a disputa acirrada, queremos evitar qualquer tipo de problema, principalmente o atrito entre os correligionários de cada candidato", explica. O juiz também pede para que os eleitores não vão acompanhar a apuração no Fórum, "pelo número limitados de pessoas que o prédio comporta e por ser mais ágil o acompanhamento pelos veículos de comunicação".

Segundo a promotora eleitoral, Solange Vicentin, o reforço policial acontecerá de forma mais ostensiva nos 20 locais de transmissão de votos e no Fórum Eleitoral, para evitar qualquer confusão ao final da apuração.

No primeiro turno, a Polícia Militar utilizou um contingente de 450 homens. Esse número deverá subir para 550 soldados, que serão deslocados para pontos de riscos, como locais de difícil acesso e favelas, onde o patrulhamento será feito com viaturas. "Vamos utilizar todo o nosso efetivo disponível, além dos soldados das cidades vizinhas de Cambé e Ibiporã e dos distritos de Londrina. Esperamos que assim como no primeiro turno, tudo ocorra de forma tranqüila", afirma Capitão Marcos Koch.

Para as eleições de domingo (26), a Polícia Federal (PF) disponibilizará todo o seu efetivo para a Justiça Federal. Segundo o delegado-chefe da PF de Londrina, Evaristo Kuceki, as equipes serão divididas em grupos que atuarão desde o início da noite de sábado. "Nosso objetivo é coibir que os candidatos sujem os locais de votação com seus santinhos e reprimir qualquer tipo de campanha boca de urna", comentou.

Pelo calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os candidatos têm até esta quinta-feira (23) para a realização de comícios. As propagandas eleitorais gratuitas no rádio e na televisão, assim como a realização de debates e divulgação de propaganda paga em jornais e revistas e nas páginas institucionais na internet se encerrarão na sexta-feira (24). Já a distribuição de "santinhos" e a promoção de carreatas e passeatas podem ser realizadas até sábado (25).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]