• Carregando...
Luiz Fernando Litro: sete multas gravíssimas por velocidade excessiva | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Luiz Fernando Litro: sete multas gravíssimas por velocidade excessiva| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo
  • Kielse, com 100 pontos na carteira, ainda não se apresentou ao Detran
  • Caso a caso

Levantamento da ficha de todos os deputados estaduais no Detran mostra um novo quadro de infratores na Assembleia Legislativa. O cenário é pior do que se imaginava: ao todo, 26 dos 54 parlamentares – quase 50% – já receberam a notificação de suspensão da carteira de motorista (veja tabela ao lado).

Luiz Fernando Litro (PSDB) é o "campeão" em número de pontos na carteira de habilitação – superando até mesmo o ex-deputado Fernando Ribas Carli Filho, que renunciou ao mandato na sexta-feira. De acordo com o levantamento feito pela reportagem da Gazeta do Povo e da RPCTV, o tucano acumula 140 pontos na habilitação – resultado das 29 infrações de trânsito cometidas desde 2007.

Litro já devolveu sua CNH ao Detran e está proibido de dirigir até o dia 13 de dezembro.

Outros três deputados também já foram notificados da suspensão, mas ainda não se apresentaram ao Detran e estão em situação irregular: Cleiton Kielse (PMDB), Miltinho Puppio (PSDB) e Neivo Beraldin (PDT), que assumiu uma cadeira na Assembleia na semana passada, ocupando a cadeira de Carlos Simões, que teve o mandato cassado.

O número de pontos nas carteiras de Kielse e de Beraldin impressionam – quando se comparado com o limite, de 20, imposto pelo Código Brasileiro de Trânsito. O peemedebista tem 100 pontos na carteira – resultado de 23 multas cometidas desde fevereiro de 2007. São cinco vezes mais pontos que o tolerado pela legislação. Já Beraldin acumula 75 pontos em 16 multas. Puppio, por sua vez, foi multado por sete vezes – que lhe renderam 38 pontos na carteira e a imediata notificação de suspensão.

As multas

O extrato de multas de Luiz Fernando Litro mostra que 12 das 29 infrações de trânsito são por excesso de velocidade – e sete são por trafegar com velocidade superior a 50% da permitida. Considerada uma infração gravíssima, cada uma dessas sete multas resulta em sete pontos na carteira e a notificação de suspensão do direito de dirigir.

Kielse tem o pé mais leve que o colega tucano. Sete das 23 multas do peemedebista são por excesso de velocidade – todas superior à permitida em até 20%.

Beraldin é mais cauteloso e tem apenas três multas por trafegar acima da velocidade permitida. Estacionar em local proibido e falar ao celular são os "deslizes" mais comuns do pedetista.

No entanto, chama a atenção no extrato de multas de Beraldin é uma infração cometida no dia 11 de abril de 2007, à 1h35 da madrugada, no Centro de Curitiba. A multa é por "dirigir ameaçando os pedestres que estejam atravessando a via pública, ou os demais veículos". A infração suspende imediatamente o direito do motorista dirigir.

O levantamento da Gazeta do Povo expõe uma situação constrangedora para os deputados do Paraná. Praticamente metade dos parlamentares receberam do Detran a notificação de suspensão da carteira de motorista. Nem mesmo aqueles que integram a Comissão de Ética e Decoro Parlamentar da Casa escaparam. Dos cinco membros, quatro foram notificados da proibição de dirigir – até mesmo o presidente da comissão, deputado Pedro Ivo Ilkiv (PT).

Como Carli Filho renunciou ao mandato de deputado estadual no final da semana passada, os membros da Comissão de Ética e praticamente a metade dos parlamentares da Casa se livraram de uma saia-justa: julgar um colega pelas mesmas infrações de trânsito que cometeram.

Outro lado

Luiz Fernando Litro explica que já está sendo punido pelas infrações. "Já paguei todas as multas e estou fazendo o curso de reciclagem (para motoristas infratores)", disse. Neivo Beraldin atendeu à ligação da reportagem, mas quando soube que o assunto eram as multas de trânsito desligou o telefone. A reportagem ligou novamente, mas o celular dele estava desligado. Kielse e Puppio não foram encontrados para comentar o assunto.

Colaborou: Euclides Lucas Garcia

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]