• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (15), em sua coluna semanal "O Presidente Responde", que as obras de transposição do Rio São Francisco estão dentro do ritmo planejado e que dois lotes ainda não foram contratados. Para Lula, não há risco de o projeto não ter continuidade. "Os editais dos dois lotes que faltam serão publicados até o final deste mês e o início das obras deve ocorrer ainda este ano. (...)Trata-se de um empreendimento que não tem volta", disse. "O Eixo Norte já está com 37% das obras já realizadas e o Eixo Leste, com 49%, o que significa que o ritmo está dentro do planejado."

Respondendo a uma questão proposta por um representante comercial de Arcoverde, em Pernambuco, o presidente afirmou que a entrega dos trechos devem ocorrer em junho de 2011 e dezembro de 2012. "São dois canais: o Eixo Leste, de 220 km, vai captar águas do São Francisco em Itaparica e levar às regiões agrestes de Pernambuco e Paraíba – a previsão de término é para junho de 2011; e o Eixo Norte, de 400 km de extensão, que vai fazer a captação em Cabrobó e levar aos sertões de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte – o término está previsto para dezembro de 2012", disse.

O tratamento de usuários de drogas também foi comentado por Lula, que explicou para um professor aposentado do interior de São Paulo que, em 2006, sancionou a Lei 11.343, "que não descriminaliza o tráfico, mas acaba com a pena de prisão para os usuários de drogas".

"Recentemente, lançamos o Plano Integrado de Enfrentamento ao Crack e outras Drogas, que cria as condições para atender o que determina essa lei. Entre várias outras medidas, o Plano prevê o apoio do governo federal aos municípios para a capacitação de profissionais voltados para o tratamento e a reinserção social. O apoio será também para aumentar o número de leitos nos hospitais gerais para o atendimento aos usuários", disse.

Lula defendeu ainda a valorização do servidor público, lembrando que, na área da saúde,, não havia concurso público desde 1981. "A partir de 2005, o Ministério da Saúde, por meio de vários concursos, abriu 15.573 novas vagas. Os reajustes salariais de todos os níveis e de todos os setores nunca ficaram abaixo da inflação e alguns ficaram muito acima." Lula disse que profissionais de nível superior da carreira da Previdência, da Saúde e do Trabalho (PST), incluindo os médicos, recebiam R$ 1.961 em dezembro de 2002 e passarão a receber R$ 5.649 em julho. "Ainda há muita coisa a melhorar, mas já fizemos uma boa caminhada."

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]