• Carregando...
Lula em encontro com jovens: ex-presidente foi citado na Lava Jato. | Ricardo Stuckert/Instituto Lula
Lula em encontro com jovens: ex-presidente foi citado na Lava Jato.| Foto: Ricardo Stuckert/Instituto Lula

pesquisa

A pesquisa Ibope mostra ainda que Lula também tem a maior proporção de eleitores cativos, aqueles que votariam nele para presidente “com certeza”: 23%. Aécio Neves alcança 15%; Marina Silva, 11%; José Serra, 8%; Alckmin, 7%; Ciro Gomes, 4%.

Com faixas e bandeiras do PT, centenas de pessoas tomaram o gramado na frente do Palácio do Alvarada. Ovacionado, Lula subiu ao palco, ao lado da então primeira-dama Marisa Letícia, para o “parabéns” seguido de um discurso marcado pela emoção. Aquela foi apenas uma das quatro festas de comemoração pelos 65 anos do petista. Cinco anos depois, o clima é outro. Nesta terça-feira (27), quando completará 70 anos, Lula deve optar por uma celebração discreta, restrita a parentes, amigos mais próximos e funcionários de seu instituto.

Um grupo de aliados chegou a iniciar os preparativos para uma festa em São Bernardo do Campo (SP), berço do PT, mas o próprio Lula barrou a iniciativa. A avaliação é que o clima de apreensão não permite grandes celebrações, e que ainda haveria o risco de adversários aproveitarem a oportunidade para protestar.

Citado nas investigações da Operação Lava Jato, com a popularidade arranhada, com o partido que ajudou a criar em crise, e decepcionado com o rumos do governo da pessoa que escolheu para sucedê-lo, Lula tem dito que o momento não é de comemoração e sim de empenho para melhorar o quadro.

A grande incógnita sobre o futuro de Lula está ligada à sua candidatura presidencial em 2018. O ex-presidente já declarou que pode concorrer, mas seus aliados acreditam que ele só entrará mesmo na disputa se o cenário for favorável. “É muito cedo [para decisão sobre candidatura em 2018]”, diz o deputado federal Arlindo Chinaglia (SP), um dos petistas que frequenta o Instituto Lula.

Na última rodada da pesquisa Ibope, realizada entre 17 e 21 de outubro, 55% dos entrevistados afirmam que não votariam em Lula “de jeito nenhum”. Em empate técnico com o petista no quesito rejeição estão o senador José Serra (PSDB-SP), com 54%; o governador Geraldo Alckmin (PSDB), com 52%; e o ex-ministro Ciro Gomes (PDT-CE), com 52%. A margem de erro é de dois pontos e 2.002 pessoas foram entrevistadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]