• Carregando...

Brasília - O presidente Lula vai retribuir a visita do presidente iraniano, Mahmoud Ahmadinejad, ao Brasil. Lula deverá viajar ao Irã no ano que vem, provavelmente em abril ou maio. O brasileiro informou que vai levar uma grande caravana de empresários brasileiros para conversar melhor sobre o comércio entre os dois países. O aumento do comércio com os iranianos é uma das principais razões da visita de ontem de Ahmadinejad – embora o programa nuclear do Irã e a busca do Brasil por uma vaga no Conselho de Segurança da ONU tenham ofuscado esse outro objetivo diplomático.

Segundo Lula, nem 5% do potencial de comércio entre os dois países é explorado. "Embora tenhamos relações há mais de 100 anos, nos conhecemos pouco e possivelmente não exploramos nem 5% das oportunidades de negócios que existem entre os dois países", disse Lula a cerca de 150 empresários iranianos que estiveram na comitiva de Ahma­­dinejad.

As áreas que podem ser exploradas, segundo o presidente, são as de energia, agricultura, indústria e comércio e ciência e tecnologia. "É importante começarmos a procurar desde já novas oportunidades de negócios, em todas as áreas. Não existe limite. Vocês, que são homens de negócios, vão saber encontrar estas novas áreas a serem exploradas. Vocês vão descobrir quanto tempo perdemos por não termos co­­meçado a conversar há 10 ou 15 anos", disse. "Hoje não de­­pen­­demos mais como dependíamos antes apenas de dois blocos. Daí a importância do Irã para Brasil e do Brasil para o Irã", disse Lula, ao defender a di­­versificação da balança comercial.

Ahmadinejad concordou com Lula e previu que o comércio entre os dois países pode chegar a US$ 10 bilhões de dó­­­lares anuais – hoje está em US$ 1,1 bilhão. Ahmadinejad de­­­­fendeu ainda a abertura de um voo direto de Teerã, capital iraniana, para Brasília. O objetivo seria ampliar o turismo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]