Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Visita oficial

Lula será recebido pelo Papa Bento XVI no Vaticano

Antes de participar da cúpula econômica com os representantes das maiores economias do mundo em Washington, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma viagem a Itália no início da próxima semana e terá um encontro reservado com o Papa Bento XVI no Vaticano. Na reunião, Lula e o Papa podem assinar um tratado entre os dois países sobre a atuação da Igreja Católica no Brasil.

O porta-voz do Palácio do Planalto, Marcelo Baumbach, confirmou nesta quinta-feira (5) a realização do encontro de Lula com o representante máximo do catolicismo. A audiência está marcada para a próxima quinta-feira (13) no Vaticano. A reunião em Washignton acontece nos dias 14 e 15.

De acordo com a Presidência, o encontro será rápido e tem por objetivo discutir temas de interesse dos dois países. Baumbach afirmou que um tratado entre os dois países poderá ser assinado durante a reunião. A elaboração de um documento comum sobre a relação dos dois países vem sendo negociada pelos governos há alguns anos e o porta-voz ressalta que o tema já foi debatido pelos ministérios envolvidos. Ele garante que o tratamento dispensado à Igreja Católica em um possível acordo não vai criar discriminações em relação a outras religiões.

"O importante é que o acordo preserve o preceito constitucional de liberdade religiosa. Não será discutido credo, mas os direitos e deveres da entidade religiosa. (...) O Brasil dará um tratamento equânime a todos os credos, mas respeitando o papel que a Santa Sé tem como sujeito internacional", disse Baumbach.

Além do encontro com o Papa no Vaticano, Lula terá uma intensa agenda na Itália. Ele chega na segunda-feira (10) ao país e terá reuniões com o primeiro-ministro Sílvio Berlusconi e outras autoridades italianas. O presidente brasileiro irá também se encontrar com empresários italianos para debater o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O presidente segue da Europa para os Estados Unidos no dia 13.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.