• Carregando...

Brasília - Quando entrar para o grupo dos ex-presidentes da Repúbli­­­ca, a partir de janeiro de 2011, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda poderá contar com oito funcionários públicos. A lista de itens aos quais os ex-presidentes têm di­­­reito inclui quatro seguranças e dois motoristas treinados pelo Gabinete de Segurança Institu­­cional, além de dois carros oficiais.

Lula, assim como os outros que o antecederam, também terá outros dois assessores. Todos os funcionários são custeados pela Presidência da Re­­­pública e lotados na Casa Civil e receberão gratificações além de seus salários básicos.

Os presidentes não recebem nenhum tipo de pensão quando deixam o cargo. Em caso de morte, contudo, as viúvas têm direito a uma pensão equivalente às das viúvas de ex-ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O valor é o mesmo do salário de um ministro do Su­­­premo, R$ 26.723,13, e é vitalício. A viúva não poderá acumular esse rendimento com ne­­nhum outro tipo de pensão pago pela União, podendo escolher com qual ficará, se for o caso.

O Brasil tem atualmente quatro ex-presidentes da República vivos: José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso. Todos eles participam ainda ativamente da vida política do país. Os dois primeiros são senadores da República, sendo Sar­­­ney presidente do Senado Fede­­­ral. Itamar Franco também ven­­­ceu as últimas eleições para a Casa Legislativa e assume o cargo de senador a partir de ja­­neiro. Apesar de não exercer nenhum cargo eletivo, Fer­­nan­do Henrique Cardoso atuou com seu partido, o PSDB, nas últimas eleições presidenciais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]