• Carregando...
Paulo Mac Donald fez 48% dos votos válidos em Foz do Iguaçu | Cristian Rizzi/Gazeta do Povo
Paulo Mac Donald fez 48% dos votos válidos em Foz do Iguaçu| Foto: Cristian Rizzi/Gazeta do Povo

O engenheiro Paulo Mac Donald Ghisi (PDT), 59 anos, foi reeleito prefeito de Foz do Iguaçu ontem com 48,01 % dos votos válidos, totalizando 67.502. Mac Donald conseguiu vencer, pela segunda vez consecutiva, seu principal adversário, o ex-prefeito Celso Sâmis da Silva (PMDB), que computou 42.266 votos, ou 30% dos eleitores. O deputado estadual Reni Pereira (PSB) ficou na terceira colocação com 26.634 votos, seguido de Dilto Vitorassi (PT) 3.887 votos, José Elias Aiex Neto (Psol) 238 votos e Anderson Chicoski (PSDC), 66.

Em sua primeira manifestação ao lado do vice-prefeito eleito, Chico Brasileiro (PCdoB), Mac Donald disse que uma das conquistas desta eleição foi o amadurecimento político. "Uma das conquistas é banir a politicagem de Foz do Iguaçu". No pleito passado, três dos cinco atuais concorrentes eram seus aliados: Reni Pereira, Dilto Vitorassi e José Elias Aiex Neto.

Para o prefeito, a população entendeu sua mensagem. "A nossa população deu uma grande demonstração de conscientização, de disposição e de fé no futuro e isso nos deixa muito motivados e emocionados". O prefeito diz que pretende retribuir os votos investindo em obras, saúde e educação, pilares que já marcaram o primeiro mandato.

Compareceram às urnas de Foz do Iguaçu um total de 146.981 eleitores, de um universo de 180.429. Os votos em branco totalizaram 2.002 (1,36%) e os nulos 4.386 (2,98%). A cidade não tem segundo turno porque não superou a marca de 200 mil eleitores. Entre os vereadores, apenas seis conseguiram se reeleger. A mais votada foi Nanci Rafain (PDT), com 4.842 votos.

Prisões

Na Ponte da Amizade, fronteira do Brasil e Paraguai, os agentes prenderam um motorista que transportava ilegalmente seis brasiguaios – imigrantes brasileiros que vivem no Paraguai para um candidato a vereador. Outros 13 veículos foram apreendidos em toda a cidade. Em Santa Terezinha de Itaipu, a Polícia Militar apreendeu na sexta-feira à noite 1.500 cestas básicas em uma residência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]