Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Congresso

Maioria deve ficar com principais cargos da CPI da Petrobras, diz Múcio

Governistas são maioria no Senado, onde CPI foi instalada. Maioria sempre escolheu presidência e relatoria em CPIs, afirmou

O ministro de Relações Institucionais, José Múcio (PTB), disse nesta segunda-feira (25) que a maioria governista no Senado deve ficar com a relatoria e a presidência da CPI da Petrobras. Múcio conversou com jornalistas após um encontro do presidente Lula com o senador Renan Calheiros (PMDB-AL).

"O modelo que eu vi no Senado esses anos todos, principalmente no governo passado, é que a maioria sempre escolhia a presidência e a relatoria", afirmou. "Tenho uma tese minha, pessoal, que é de que todas as outras CPIs da história da República, onde a minoria tem o direito constitucional de requerer uma CPI, cabe à maioria, através do voto, exercer a maioria e escolher os seus membros."

O ministro negou que Lula e Calheiros tenham discutido nomes para a comissão. "Não se falou em nomes. Isso vai depender absolutamente dos líderes no Senado. Vão-se obedecer aos mesmos ritos que foram obedecidos até hoje", disse. Segundo Múcio, Lula e Renan conversaram sobre a "preocupação" de que a CPI crie "problemas" aos investimentos da empresa.

Antes do encontro entre o presidente e o senador, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, teve uma audiência com Lula.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.