• Carregando...
 | Cesar Machado/Gazeta do Povo/Arquivo
| Foto: Cesar Machado/Gazeta do Povo/Arquivo

Mais de mil candidaturas ao cargo de vereador foram registradas somente em Curitiba neste ano, de acordo com as informações do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE). Segundo o tribunal, o número - 1.097, exatamente - é um recorde absoluto no número de concorrentes a uma cadeira no legislativo municipal. No Paraná, por enquanto, é possível observar cerca de 12 mil candidatos com registro atualizado até esta terça-feira (16). O número ainda pode aumentar, segundo o TRE, a medida em que o sistema disponibiliza os registros feitos até esta segunda-feira (15), que foi o prazo final para a inscrição.

“Esse ano batemos um recorde numérico no número de candidaturas em Curitiba. Isso é extremamente importante para demonstrar a participação da população na vida política da cidade”, disse o juiz da 1ª Zona Eleitoral João Albuquerque Filho. De acordo com o magistrado, todos os partidos cumpriram a cota de 30% no registro de candidaturas femininas para o cargo no legislativo.

Os dados apresentados são preliminares e o panorama consolidado das candidaturas deve estar disponível na quinta-feira (18).

Maioria dos candidatos evita o corpo a corpo no primeiro dia de campanha

Leia a matéria completa

Perfil dos candidatos

As informações disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram um alto grau de escolaridade entre os candidatos a vereador, prefeito e vice-prefeito em Curitiba. Levantamento preliminar realizado pela Gazeta do Povo mostra que os candidatos na capital são, em sua maioria, homens, de 45 a 59 anos, brancos, casados e com ensino superior completo. No detalhamento da escolaridade, cerca de 40% dos candidatos têm graduação, outros 9% declararam ter ensino superior incompleto e 30% afirmaram ter o ensino médio completo.

O perfil é um pouco diferente quando levadas em conta as informações prestadas pelos candidatos de todo o Paraná. Nesse caso, os candidatos são em maioria homens, casados, com idade entre 45 e 59 anos, brancos e com ensino médio completo. Segundo os dados disponíveis no TSE até esta terça-feira, 35% dos candidatos paranaenses declararam ter ensino médio completo e 22% afirmaram terem terminado o ensino superior, enquanto 3% declarou ter ensino superior incompleto no momento do registro da candidatura.

A proporção de mulheres candidatas é parecida tanto no panorama estadual quanto em Curitiba: 30% dos registros no TSE. O número obedece exatamente a cota mínima de participação feminina exigida pela legislação eleitoral, em vigor a partir dessas eleições. A proporção, porém, é muito diferente se comparada ao número de mulheres no eleitorado do estado. Em todo o Paraná, 52,2% dos eleitores - que são um total de 4,1 milhões - são mulheres. Em Curitiba a proporção feminina é ainda maior: 53,8% do total, ou cerca de 694 mil eleitores.

Ocupações

O perfil de ocupações declaradas pelos candidatos nos registros do TSE é um pouco diferente em Curitiba em relação a todo o Paraná. Se levados em conta todos os candidatos do estado, as ocupações mais frequentes são agricultor, empresário, servidor público municipal, comerciante e dona de casa, nessa ordem. Já em Curitiba, as ocupações mais frequentes nesse ano são de empresário, comerciante, aposentado, administrador e advogado, respectivamente.

Faixa etária

De acordo com os dados do TSE, duas mulheres ocupam o posto de candidata mais nova e candidata mais velha nessas eleições. A mais nova é candidata a vereadora em Curitiba Professora Fabiola Pinheiro (PTB), com 18 anos. Ela declarou à Justiça Eleitoral ser solteira, branca e ter ensino superior completo. Apesar do nome de campanha, como ocupação a candidata declarou ser vendedora de comércio varejista e atacadista ao TSE.

Já a candidata mais velha também é de Curitiba e tem 88 anos. É a candidata à reeleição Dona Lourdes (PSB). À Justiça Eleitoral, ela declarou ser viúva, branca e ter ensino fundamental completo. A parlamentar é vereadora em Curitiba desde 2005.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]