• Carregando...
Atendimento no TRE: para quem agenda o recadastramento pela intenet, a espera tem sido de apenas 10 minutos | Marco André Lima/Gazeta do Povo
Atendimento no TRE: para quem agenda o recadastramento pela intenet, a espera tem sido de apenas 10 minutos| Foto: Marco André Lima/Gazeta do Povo

Os eleitores de Curitiba têm apenas mais duas semanas para ir à Central de Atendimento ao Eleitor do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), no bairro Parolin, e fazer o recadastramento do título de eleitor. Trata-se de uma exigência da Justiça Eleitoral, que pretende usar o sistema biométrico (identificação por meio da impressão digital) nas eleições de 2012. Porém, cerca de 315 mil pessoas aptas a votar na cidade, do 1,3 milhão de eleitores da capital, ainda não fizeram o recadastramento e podem ter o documento cancelado. O prazo se encerra no próximo dia 20.

Pelo menos 80% da população precisa ser recadastrada para o sistema biométrico ser utilizado nas eleições municipais de outubro. Segundo o último balanço do TRE-PR, referente à última quarta-feira, cerca de 75,7% (985 mil pessoas) tinham regularizado o cadastro. Se o número mínimo não for alcançado, a eleição com identificação biométrica poderá ser cancelada.

Para se recadastrar, é preciso levar documento de identidade com foto, CPF e comprovante de residência. No ato do recadastramento, também será possível requerer a mudança do local de voto e solucionar outras pendências que o eleitor tenha com a Justiça Eleitoral. Para quem não vota em Curitiba e pretende requerer o título eleitoral ou pedir a transferência de domicílio, o prazo máximo é 9 de maio.

Devido ao prazo estar cada vez mais curto, o movimento tem aumentado. Nesta semana, a primeira do ano, cerca de 7 mil pessoas têm sido atendidas por dia. Número ainda abaixo da capacidade da Central de Atendimento ao Eleitor, de 12 mil pessoas por dia, mas acima da média de dezembro, quando 4,4 mil eleitores eram recadastrados diariamente.

O eleitor pode agendar o horário do atendimento pela internet para agilizar o procedimento. O prazo de espera para quem agenda é de, no máximo, 10 minutos. As pessoas que não agendam o recadastramento pelo site esperam, em média, 20 minutos, de segunda a sexta. Nos fins de semana e feriados, a espera pode chegar a 30 minutos. A Central de Atendimento conta com 235 guichês que funcionam pela manhã e à tarde.

Serviço

Para fazer o recadastramento o eleitor deve ir ao prédio do TRE – na Rua João Parolin, n º 55, das 8h às 18h30. Até o dia 20, o atendimento será feito todos os dias, de segunda a domingo. O agendamento pela internet pode ser feito no site www.tre-pr.jus.br.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]