• Carregando...
Ao lado do vice Camilo Rorato (PSDB), Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) comemora a vitória nas urnas e agora aguarda decisão do TSE | Vacy Alvaro/
Ao lado do vice Camilo Rorato (PSDB), Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) comemora a vitória nas urnas e agora aguarda decisão do TSE| Foto: Vacy Alvaro/

Nas urnas, Paulo Mac Donald Ghisi (PDT) foi o candidato a prefeito mais votado em Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado. Com 58.163 votos, ele venceu uma disputa acirrada com o deputado estadual Chico Brasileiro (PSD), que totalizou 54.488 votos, numa diferença de pouco mais de quatro mil votos.

Confira os números finais da apuração para prefeito de Foz do Iguaçu.

Confira a lista de vereadores eleitos em Foz do Iguaçu.

Entretanto, como teve sua candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TSE) do Paraná, Paulo Mac Donald não foi declarado eleito neste domingo (02). “Não podemos ainda proclamar o resultado porque temos alguns candidatos sob judice. Iremos aguardar que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) julgue os recursos”, explicou Marcos Antônio Frason, juiz da 46ª Zona Eleitoral. De acordo com o juiz, o prazo para a Justiça Eleitoral proclamar o resultado termina no dia 1º de novembro, mas talvez não seja possível analisar todos os processos até lá.

Daqui para frente, os possíveis rumos da prefeitura são dois. Se o recurso julgado for deferido (aprovado), Paulo Mac Donald assume seu terceiro mandato de prefeito no dia 1º de janeiro de 2017. Já em caso de derrota no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), novas eleições devem ser convocadas. Segundo Frason, não existe a possibilidade de Chico Brasileiro (PSD), segundo colocado no pleito, ser proclamado prefeito sem novas eleições.

Mesmo sem a proclamação oficial, Paulo Mac Donald (PDT), seu vice Camilo Rorato (PSDB) e correligionários comemoram bastante o resultado das urnas. Paulo definiu a situação como “histórica” e agradeceu o povo que acreditou nele, mesmo inelegível. “Votaram em mim porque sabem que a cidade precisa ser recuperada por alguém experiente e que saiba trabalhar como eu e o Camilo”, destacou.

Com 100% das urnas apuradas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), entre os prefeituráveis Phelipe Mansur (Rede) ficou na terceira colocação com 23.572 votos, seguido por Sérgio Barros (PSC), com 1.492 votos e Túlio Bandeira (Pros) com 721 votos. De acordo com o TSE, a eleição em Foz registrou 4.582 votos brancos e 65.984 nulos, entretanto neste volume também estão contabilizados os votos referentes à Paulo Mac Donald. Compareceram às urnas 150.839 eleitores (91,01%) e a taxa de abstenção foi de 8,99% (14.891 eleitores).

Natural de Urussanga (SC), Paulo Mac Donald Ghisi tem 67 anos e é engenheiro civil e sociólogo. Foi vice-prefeito, secretário municipal e prefeito em Foz do Iguaçu por dois mandatos (2005/2008 e 2009/2012).

Cenário político tumultuado

As eleições municipais de Foz neste ano ocorreram num ambiente bastante tumultuado. O atual prefeito Reni Pereira (PSB) cumpre prisão domiciliar desde o dia 14 de julho e na última sexta-feira (30) se tornou réu em ação penal de desvio de dinheiro.

Durante o pleito, o candidato Túlio Bandeira (PROS) foi preso temporariamente no dia 14 de setembro e levado Mato Grosso por suspeita de associação criminosa. Ele foi solto nove dias depois após a justiça negar o pedido de prisão preventiva feito pela Polícia Civil da cidade de Brasnorte (MT).

Já Paulo Mac Donald, no dia 3 de setembro teve sua candidatura impugnada pela Justiça Eleitoral por acusações de improbidade administrativa, dano ao erário e enriquecimento ilícito. No dia 20, o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) manteve, por unanimidade, a decisão, em votação realizada em Curitiba.

A condenação é relacionada a uma possível fraude ocorrida durante um processo licitatório de março de 2007, quando era prefeito de Foz. Segundo o Ministério Público do Paraná, teria havido favorecimento durante a contratação de uma empresa para a prestação de serviços de elaboração e acompanhamento de projetos de captação de recursos junto aos governos estadual e federal.

60% de renovação

Nas eleições municipais em Foz do Iguaçu, o resultado das urnas colocou três mulheres eleitas como vereadoras na gestão 2017-2020. A mais votada foi Nanci Rafagnin Andreola (PDT), que volta à Câmara com o apoio de 5.172 eleitores. Entre os candidatos que buscavam a reeleição, seis conseguiram votos suficientes: Anice (PTN), Rudinei de Moura (PEN), Edilio Dall’agnol (PSC), Beni (PSB), Queiroga (DEM) e Darci Drm (PTN). O Partido Social Democrático (PSD) foi o que teve mais eleitos (Marcio Rosa, João Miranda e Inês da Saúde), seguindo por PTB, PDT e PTN, com dois vereadores cada.

Confira os vereadores eleitos (já com os dados de quociente eleitoral)

Nanci Rafagnin Andreola (PDT) - 5.172

Anice (PTN) - 4.930

Protetor Jorge (PTB) - 3.178

Rudinei de Moura (PEN) - 2.409

Edilio Dall’agnol (PSC) - 2.254

Beni (PSB) - 2.231

Queiroga (DEM) - 2.218

Elizeu Liberato (PR) - 2.013

Rogerio Quadros (PTB) - 2.010

Marcio Rosa (PSD) - 1.930

Joao Miranda (PSD) - 1.751

Darci Drm (PTN) - 1.512

Ines da Saude (PSD) - 1.483

Celino Fertrin (PDT) - 1.219

Jeferson Brayner (PRB) - 1.182

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]