• Carregando...

Ordem de reintegração de posse foi concedida à Assembleia, mas manifestantes decidiram ignorá-la e manter a ocupação do prédio

Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Protocolo

Os deputados da oposição protocolaram um mandado de segurança no Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) contra o chamado 'tratoraço', manobra a ser utilizada pelos parlamentares da situação na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) para agilizar a discussão e a votação do 'pacotaço' do Governo do Estado. O desembargador que vai analisar o pedido já foi sorteado.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Colchonetes, cobertores e travesseiros continuam chegando ao plenário da Assembleia Legislativa. Se depender dos manifestantes, eles não deixam o local.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Marchinhas contra Beto

Chegou neste momento ao plenário da Assembleia Legislativa uma fanfarra que está tocando marchinhas contra o governo do Paraná.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Luto

Uma professora de Guaraiçá, no Noroeste do estado, morreu durante viagem para Curitiba, onde participaria dos protestos. Identificada apenas como Cuca, ela teria passado mal durante a viagem.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Tranquilidade

Dentro do plenário o clima é tranquilo. Na entrada há alguns desentendimentos, pois só quem tem o crachá fornecido pela APP-Sindicato tem acesso.

Baixa

Ele diz, também, que "não tem condição de votar" o projeto nas condições atuais. Entretanto, ele também criticou os manifestantes que invadiram a Assembleia, dizendo que eles foram motivados por razões políticas além do projeto.

Retirada

O deputado Palozi pediu à bancada do PSC, na sessão da manhã, que o partido solicitasse a retirada do projeto de pauta. Seu pedido não foi atendido.

Protegida

A deputada Maria Victoria (PP) só anda escoltada depois da invasão de ontem na Assembleia. São três integrantes da polícia legislativa ao lado dela, à paisana. Dois homens e uma mulher. Ontem, Maria Victoria teria se trancado no banheiro na invasão e ligado à mãe, a vice-governadora Cida Borghetti, para pedir escolta.

Dr. Rosinha, esfirras e maçãs

Dr. Rosinha, ex-deputado federal pelo PT, discursa para os manifestantes acampados no plenário. Enquanto isso, o pessoal recebe carregamentos de maçãs e de esfirras e maçãs.

Acaba a sessão

Foram votados poucos requerimentos. Um deles, de Requião Filho, pedindo informações sobre o ParanáPrevidência, foi derrubado. Foram aprovados três requerimentos pedindo para deputados se ausentarem do país no carnaval: Alexandre Curi, Felipe Francischini e Maria Victoria.

Cobrança da base

Francisco Bührer, líder do PSDB, fez um discurso duro pedindo que Romanelli, líder do governo, prove que "focinho de porco não é tomada", que explique os projetos, já que a população está cobrando os deputados. Foi aplaudido pelos demais.

Armas: sim ou não?

Nereu Moura, do PMDB, apresenta questão de ordem dizendo que o artigo 108 do regimento interno proíbe policiais com arma de fogo na Assembleia. Traiano diz que considera uma situação excepcional e que só estão portando armas com munição de borracha.

Carnaval

O repórter Sandro Moser, do Caderno G, separou quatro marchinhas de carnaval para ouvir durante a crise na Assembleia. [https://www.gazetadopovo.com.br/cadernog/conteudo.phtml?tl=1&id=1532239&tit=Quatro-marchinhas-de-Carnaval-para-ouvir-durante-a-crise-na-Assembleia-Legislativa]

Galeria de fotos

Veja fotos da ocupação do plenário da Assembleia. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1532228&tit=Confira-fotos-da-ocupacao-da-Assembleia-por-manifestantes-nesta-4]

Pregando para convertidos

O líder do governo, Romanelli (PMDB), faz basicamente o mesmo discurso de ontem, defendendo o pacotaço. Curiosamente, "prega para convertidos", já que a oposição se ausentou da sessão.

Pressão do governo

Único deputado estadual a usar da palavra na sessão antes do líder do governo, Luiz Cláudio Romanelli, Adelino Ribeiro (PSL) disse que sofreu pressão do governo para votar a favor do pacotaço. Disse que procurou um secretário de estado por três vezes para pedir uma obra na região de Cascavel. Teria ouvido que, se votasse a favor dos projetos, a obra ocorreria.

Oito ausentes

Palozi, deputado do PP, é o único não oposicionista a se ausentar da sessão.

Comissão geral, parte II

Bancada de apoio ao governo Beto Richa apresenta novamente o requerimento pedindo comissão geral e sessões extraordinárias para esta quinta. Ainda não foi votado.
Luan Galani
Luan GalaniRepórter da Gazeta do Povo

Boatos

Extraoficialmente, corre a notícia de que a reintegração da Alep ocorrerá às 16 horas. O major Breunig, que responde pela operação, garante que não há qualquer indicativo de retomada do prédio. Em solidariedade, diversos manifestantes distribuíram água e chocolates para os PMs.

Marmitas

Chega no plenário um grande carregamento de marmitas. Dizem os organizadores que não é preciso correr ou se estapear que tem pra todo mundo. A preferência é para quem dormiu na Assembleia.

Começa a sessão

Só os sete deputados que tinham assinado a nota da oposição não compareceram. Os 47 governistas estão lá - mesmo os que votaram ontem contra o pedido do governo.

Rone

A tropa de choque da PM faz um segundo cordão de isolamento do prédio onde ocorrerá a sessão.

Sem Sinal

A TV Sinal, que transmite as sessões da Assembleia normalmente, não irá transmitir a sessão de hoje. Segundo a coordenação de comunicação da Casa, o cabo da câmera não chega ao quinto andar, onde os deputados estão reunidos.

Não se mexam!

Espaço onde ocorrerá a sessão é improvisado e bem menor do que o plenário. Repórteres são instruídos a "não se mexer muito".
Luan Galani
Luan GalaniRepórter da Gazeta do Povo

Pela educação

A diretora da Escola Estadual Aline Picheth, Margarete Cordeiro Marinero, 52 anos, desabafa: "Tivemos que recusar diversos alunos. Temos salas vazias, mas não temos o que fazer". Ela está desde segunda na Alep. Só volta pra casa pra dormir.

Imprensa é liberada

Imprensa é liberada para entrar no lugar onde será a sessão. Foram escoltados pela polícia legislativa.

Meio mastro

Manifestantes baixaram a meio pau as três bandeiras que ficam em frente à Assembleia: do Brasil, do Paraná e de Curitiba.

Nota oficial sobre os PMs

A Assembleia nega que os PMs estejam passando a pão e água. Veja a nota oficial. "Ao contrário do que foi publicado pelo site do jornal Gazeta do Povo, pelo repórter Luan Galani, o gabinete da Casa Militar da Assembleia Legislativa, através do coronel João Jorge dos Santos, esclarece que todos os polícias militares e oficiais que estão atuando na segurança do Legislativo Estadual, desde a manhã de terça-feira (10), estão recebendo total atenção da administração. Refeições e lanches estão sendo servidos num intervalo médio de quatro horas. Além do almoço de ontem, os policiais receberam lanches durante a noite e madrugada de hoje. Na manhã desta quarta-feira, todos tomaram café e por volta do meio dia foi servido o almoço. O cel. João Jorge destaca que “os policiais são preparados para situações extraordinárias e que obviamente não é possível fazer uma refeição com o mesmo conforto de casa ao lado da família”. João Jorge esclarece ainda que o suporte dado ao policias está garantido controlar a situação delicada dentro da Assembleia de forma pacífica e exemplar."

Quem participa?

A oposição anunciou que não participa da sessão de hoje. São seis deputados, mais Nelson Luersen (PDT), que assinou a nota e aparentemente passou a ser oposição formal ao governo Richa. Os outros 12 que votaram contra o requerimento ainda não sabem se irão participar. Se reúnem agora para decidir.

Às claras

Depois de um "apagão", as luzes do plenário, onde estão os manifestantes, voltaram.

Ratinho é o alvo

O repórter da TV Massa entrou no ar ao vivo e a multidão de manifestantes começou a hostilizar o dono do canal, deputado Ratinho Jr., presidente do PSC - que é a favor do pacotaço. Eles gritaram "Fora Ratinho!" em alto e bom som.

Sciarra fala

No blog Caixa Zero, um resumo das declarações do chefe da Casa Civil, Eduardo Sciarra, sobre o pacotaço. Ele se atrapalhou e cometeu um ato falho. Vejá lá. [https://www.gazetadopovo.com.br/blogs/caixa-zero/sciarra-diz-que-richa-nao-esta-fugindo-e-que-ira-se-manifestar/]

Para prefeito

No caminhão de som, manifestantes dizem que vão rejeitar qualquer candidato a prefeito de Curitiba que tenha apoio de Beto Richa.
Luan Galani
Luan GalaniRepórter da Gazeta do Povo

Ambulantes

Vendedores ambulantes aproveitam a oportunidade. As vendas de água, refrigerantes e sorvetes aumentaram 70 porcento desde segunda. O ambulante Vanderlei Gauchão, 42 anos, já conseguiu vender mais de R$ 3 mil.
Luan Galani
Luan GalaniRepórter da Gazeta do Povo

Improviso

Mara Duarte, 46 anos, é professora há 27 anos. Ela e mais 40 professores do núcleo de Pato Branco estão mais de 30 horas no local. Estão sem ir ao banheiro da Alep devido às filas e comem o que o sindicato está distribuindo.

Acaba a luz no plenário

Acaba a luz no plenário. Deputados de oposição e sindicalistas discursavam quando tudo ficou escuro, no meio da fala do deputado Professor Lemos. O som é de uma caixa levada pelos manifestantes.
Luan Galani
Luan GalaniRepórter da Gazeta do Povo

Sem comida

PMs que estão na Alep há pelo menos 24 horas passam só a pão e café. Três policiais confirmaram a informação e pediram anonimato.

Oposição reage

Os deputados de oposição dizem que não concordam com a decisão de fazer a sessão fora do plenário e anunciam boicote à sessão desta tarde.
Luan Galani
Luan GalaniRepórter da Gazeta do Povo

Calmaria

O clima na Alep é de tranquilidade. Centenas de professores estão acampados no local. A PM permanece aqui, mas não dá qualquer sinal de movimentação.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Do blog Caixa Zero

Beto Richa pode negociar tudo do "pacotaço", menos o acesso aos R$ 8 bilhões da previdência dos servidores. Leia o post.

Na Justiça

A oposição já informou que vai à Justiça contra o uso de regime de comissão geral para aprovar os projetos.

Sessão marcada!

O presidente da Assembleia, Ademar Traiano, confirmou sessão ordinária dos deputados para as 14h30 desta quarta. A sessão será no quinto andar do prédio da Assembleia, com segurança garantida pela PM. Só a imprensa entra. A sessão não poderá votar os projetos do pacotaço. É que a sessão desta terça foi considerada encerrada e todos os requerimentos considerados prejudicados. Com isso, desfez-se a comissão geral. A ideia é que o governo reapresente o requerimento de comissão geral nesta quarta. Mas como são necessárias 24 horas antes de ele ser votado, os projetos só poderiam ser apreciados em nova sessão na quinta-feira.

Ocupação será mantida

Após analisar a reintegração de posse, o presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão, disse que a ocupação da Assembleia será mantida. Segundo ele, o jurídico do sindicato vai analisar as medidas cabíveis contra a decisão judicial.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

"Um governo apressado"

Leia a coluna de Fernando Martins sobre a pressa do governo em aprovar o "pacotaço".
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
De acordo com a PM, o BPTran organizou dois bloqueios de tráfego na região do Centro Cívico, em duas rotatórias. Uma delas é a da Rua Deputado Mário de Barros, que fica próxima aos prédios do Ministério Público e da Secretaria de Segurança Pública. Essa rotatória dá acesso aos palácios de governo. A outra é a da Prefeitura de Curitiba, na Avenida Cândido de Abreu.

Paradeiro de Richa

O governador Beto Richa e alguns assessores próximos estariam desde ontem se reunindo no Chapéu Pensador, a sede da Copel no Bigorrilho.

Reunião de líderes

O presidente Ademar Traiano está neste momento em reunião com os líderes das bancadas para decidir o que fazer. Onde e quando votar.

Canal da Música

Os boatos são de que os deputados tentariam fazer a votação no Canal da Música. No entanto, como a informação vazou, parece que os planos mudaram.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Canal da Música

Chega a informação de que o contingente de PMs e seguranças destacado para o Canal da Música foi desmobilizado. A informação inicial que recebemos era que o governador Beto Richa (PSDB) iria usar o local seus despachos do dia, ao invés de fazê-los do Palácio Iguaçu.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Por causa dos protestos no Centro Cívico, algumas linhas de ônibus que têm pontos de parada na região sofreram desvios. A estação-tubo Palácio Iguaçu, que fica na Praça Nossa Senhora de Salete, não está recebendo os ônibus que usualmente param ali. As linhas Inter 2, ligeirinho Aeroporto, Fazendinha/Tamandaré e Boqueirão/Centro Cívico estão parando na estação-tubo Prefeitura. A linha Interbairros I está pulando um ponto de parada na praça e a Ahú/Los Angeles desvia o itinerário para não passar por ali.

Em reunião

Lideranças da Assembleia estão reunidas neste momento para discutir que medidas a casa tomará em virtude da ocupação do prédio. Uma ordem de reintegração de posse já foi obtida, mas seu cumprimento é incerto por parte dos manifestantes.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

"Sem força contra professor"

Segundo o major Alex Breunig, a orientação é não usar força contra professor.

A PM fala

Major Alex Breunig afirma que a ocupação foi tranquila, que não houve atrito com professores e que a PM não foi informada sobre a ação de reintegração. Ele disse que a corporação está no local para preservar a integridade dos manifestantes e que não deve haver uso de força.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Bloqueios no trânsito?

A reportagem também está em contato com a assessoria de imprensa da PM, que responde pelo BPTran, para obter informações sobre os bloqueios, mas ainda não recebeu um retorno.

Oficial não descarta o uso de força

O oficial de Justiça disse que a ordem judicial ordenava a desocupação para as 6 horas, momento a partir do qual estaria valendo a multa de R$ 10 mil por hora de ocupação para cada um dos três líderes sindicais citados na liminar. Hamilton Campos não disse até que horas o prédio tem que ser desocupado a partir de agora, mas afirmou que "há possibilidade de uso da força policial".

Chegou a notificação 3

Hermes Silva Leão disse que não aceita a alegação de que não foi localizado pelo oficial de Justiça. Irredutível, ele não assinou o documento e foi para uma reunião com o departamento jurídico da APP-Sindicato.

Chegou a notificação 2

O presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão, não assinou a notificação. Ele alegou que o sindicato estaria sendo punido de forma arbitrária já que a multa vale desde às 5h30 mesmo sem notificação.

Chegou a notificação 1

O oficial de Justiça Hamilton Campos acaba de notificar os manifestantes, por meio do presidente da APP-Sindicato, sobre a ordem de reintegração de posse.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Refúgio

Relato é que a movimentação de seguranças e PMs é grande no Canal da Música. Segundo uma fonte, o governador Beto Richa (PSDB) vai usar o local para seus despachos diários, ao invés do Palácio Iguaçu.

Circulando 2

O presidente da APP-Sindicato disse ainda lamentar que a Assembleia preferiu o caminho judicial ao invés da negociação com os manifestantes. Caso a notificação da reintegração chegue, ele diz que o texto da ordem judicial será analisado para que, depois, seja decidido o que fazer.

Circulando 1

Citado na ação judicial como um dos manifestantes a serem notificados da reintegração de posse, o presidente da APP-Sindicato, Hermes Silva Leão, circula livremente pelo prédio da Assembleia. Ele disse que a reunião com as lideranças da casa, inicialmente programada para às 10 horas, não vai acontecer.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Bloqueios no trânsito

A Secretaria de Trânsito (Setran) informou que os bloqueios de trânsito na região do Centro Cívico ficarão por conta do BPTran. A secretaria monitora a situação do tráfego via Centro de Controle Operacional (CCO). A reportagem busca, junto a Urbs, informações sobre desvios nos itinerários de ônibus.

Tensão cresce

A PM se espalhou pela Assembleia. Antes, não havia policiais dentro do prédio (além dos que bloqueavam as passagens aos gabinetes), agora há.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Nota da Assembleia 4

A nota da casa também afirma que a PM está autorizada a usar força para cumprir a reintegração a partir das 5h30, caso a saída dos manifestantes não seja voluntária.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Nota da Assembleia 3

A Assembleia diz ainda que foi estabelecida uma multa de R$ 10 mil para cada um dos três líderes do movimento, por hora, por atraso no cumprimento da ordem. O horário para começar a valer a penalidade foi estabelecido às 5h30.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Nota da Assembleia 2

Segundo a nota, o oficial de Justiça está desde às 3h30 tentando localizar o líder do movimento, Hermes Silva Leão, presidente da APP-Sindicato.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Nota da Assembleia 1

Em nota encaminhada à imprensa, a Assembleia Legislativa informa que a Procuradoria-Geral do Paraná conseguiu um mandado de reintegração de posse para o prédio da casa.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Pressão muda o "pacotaço"

A pressão do funcionalismo fez o governo recuar em vários pontos do "pacotaço". No entanto, professores dizem que não interrompem greve até que os projetos sejam integralmente retirados e cortes da educação sejam sanados.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Manifestantes x PM

Tensão é grande na ocupação do prédio da Assembleia. Manifestantes temem uma reintegração de posse com uso da força. Presença de PMs aumenta no local. Foto: Carolina Pompeo/Gazeta do Povo
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Sem contato

A reportagem tenta contato com a Assembleia para confirmar se foi concedida ou não a ordem de reintegração de posse do prédio. Mas, por enquanto, não obteve sucesso.

Sem notificação

Manifestantes afirmam que não houve notificação da reintegração de posse até o momento. Segundo eles, este assunto deve ser discutido na reunião de logo mais, às 10 horas. Do lado de fora da Assembleia, nem sinal do oficial de Justiça mencionado pelo deputado Requião Filho (PMDB).

Banheiros fechados

Segundo os manifestantes, mais banheiros da Assembleia foram fechados nesta manhã. Agora são apenas dois disponíveis. O calor é intenso no local, já que o ar condicionado está desligado desde a invasão.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Reintegração de posse 2

O peemedebista questiona o motivo para a ordem judicial. "Meu Deus, cadê o diálogo?", afirmou ele na rede social.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Reintegração de posse 1

O deputado estadual Requião Filho (PMDB) disse que há um oficial de Justiça na porta da Assembleia para notificar os manifestantes sobre a ordem de reintegração de posse do prédio.

Negociação

Às 10 horas, uma reunião entre manifestantes, lideranças da Assembleia e o governo estadual deve reabrir as negociações sobre a ocupação do prédio e a greve dos professores.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Comissão geral questionada

A comissão geral, batizada extra-oficialmente de "tratoraço", é questionada pela oposição. O instrumento permite acelerar a tramitação de projetos de lei na Assembleia. Veja como votou [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1532108&tit=Regime-de-comissao-geral-foi-questionado-pela-oposicao#ancora cada deputado.]
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

No embalo

Outro grupo de manifestantes aproveitou o "ímpeto" gerado pelo protesto dos servidores estaduais e aproveitou para criticar o aumento da passagem de ônibus em Curitiba. Eles acamparam em frente à prefeitura. Leia a matéria completa.

Café da manhã

Enquanto não há novidades quanto à ocupação e a votação do pacotaço, manifestantes preparam o café da manhã. Água e comida são providenciadas pela APP-Sindicato.
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo

Relembre

Assembleia Legislativa foi invadida e na terça-feira (11) após deputados estaduais aprovarem a comissão geral para analisar um "pacotaço" do governo do estado. Leia a matéria completa.

identificação

Manifestantes que estão no interior da Alep tentam se organizar por meio de fitas e camisetas de identificação. É uma medida para controlar o fluxo e aumentar a segurança, já que muitos manifestantes desconfiam da presença de policiais e pessoas infiltradas entre os grevistas para incitar a violência e espalhar boatos.
No interior da Alep a movimentação é intensa: os manifestantes discutem os próximos passos para o terceiro dia de greve. Do lado de fora, o Centro Cívico começa a despertar, manifestantes começam a chegar.

Policiamento aumenta

Batalhão de Choque da PM acaba de chegar à Alep. Policiais Militares já fazem um cordão humano na entrada da assembleia. Parece que a partir de agora ninguém entra e ninguém sai. Pode haver reintegração de posse, mas a APP-Sindicato afirma não ter sido notificada ainda. Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

PM faz cordão

Um cordão de policiais é estabelecido do lado de fora da Assembleia, o que aumenta a tensão dos manifestantes
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Cerca de 500 pessoas dormiram nas dependências da Assembleia. [https://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/conteudo.phtml?tl=1&id=1532171&tit=Manifestantes-ocupam-a-Assembleia-nesta-quarta-feira-(11);-siga Leia a matéria completa.]
Gazeta do Povo
Gazeta do PovoGazeta do Povo
Bom dia, leitores. Começamos aqui a cobertura da ocupação da Assembleia Legislativa do Paraná por manifestantes contrários a um pacote de medidas de austeridade do governo estadual
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]