• Carregando...
Eduardo Cunha, presidente da Câmara. | Antonio Cruz/Agência Brasil
Eduardo Cunha, presidente da Câmara.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Apesar da expectativa de que o Ministério Público apresente ainda nesta quarta-feira (19) denúncia contra o presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o peemedebista reafirmou que não irá se afastar do cargo, independentemente da decisão do órgão.

Eduardo Cunha será denunciado por corrupção e lavagem de dinheiro

Denúncia deve ser apresentada ainda nesta quarta-feira ao Supremo Tribunal Federal

Leia a matéria completa

“Eu não faria afastamento de nenhuma natureza, vou continuar no exercício para o qual fui eleito pela maioria da Casa. Estou absolutamente tranquilo e sereno em relação a isso”, disse.

Questionado sobre a movimentação do PSol de pedir assinaturas para pressionar pelo seu afastamento da presidência da Câmara, Cunha minimizou:

Cunha diz a aliados que governo fez ‘acordão’ com PGR para prejudicá-lo

Leia a matéria completa

“Todo mundo tem o direito de fazer o que quiser, pode fazer o que quiser. É o direito democrático de cada um”, afirmou.

Sobre especulações de que, depois de denunciado, Cunha irá se voltar com ainda mais força contra o governo, inclusive dando andamento a um dos pedidos de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff, o deputado refutou a ideia e disse que não haverá “retaliação”.

“Não misturo meu papel de presidente da Casa com as eventuais situações que possam envolver a minha pessoa. Exercerei meu papel de presidente da forma que institucionalmente tenho que exercer. Não faço papel de retaliação, nem tomo atitudes por causa de atitudes dos outros”, pontuou.

Em julho, após ser apontado pelo delator Julio Camargo como responsável pela cobrança de propina para viabilizar contratos com a Petrobras, Cunha alegou ser alvo de perseguição e anunciou o rompimento com o governo Dilma. Na ocasião, ele disse estar convicto da participação de “um bando de aloprados do Planalto” na ação “persecutória” do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para conseguir elementos que permitam a denúncia contra ele no processo da Lava Jato.

Nesta quarta-feira, Cunha negou que vá fazer qualquer pronunciamento sobre a eventual denúncia.

“Não pretendo e não farei jamais discurso em plenário em relação a qualquer assunto.”

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]