• Carregando...

Os 300 ônibus de transporte escolar parados em frente do Palácio Iguaçu não são os únicos veículos do governo do estado que aguardam distribuição para os municípios. Outros 40 micro-ônibus para transporte de doentes estão estacionados há um mês no pátio da Rede Paranaense de Incubadoras e Parques Tecnológicos (Reparte), no Jardim Botânico.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde, os veículos ainda não começaram a ser distribuídos porque aguardam o licenciamento. Eles serão repassados para os consórcios intermunicipais de saúde e usados para transportar pacientes dos municípios das microrregiões para as sedes dos consórcios.

O governo investiu cerca de R$ 5 milhões nos ônibus e não tem previsão para começar a entregar.

Se o único entrave para a liberação for o licenciamento já poderiam ter sido entregues. Segundo a assessoria do Detran, o prazo máximo para o órgão do governo emitir o documento de emplacamento pela primeira vez para qualquer veículo no Paraná é de 24 horas.

No caso dos ônibus escolares, o governo justifica a demora afirmando que as prefeituras precisam fazer o seguro dos veículos e os motoristas precisam ser treinados em cursos promovidos pela Secretaria Estadual do Trabalho.

De acordo com o governo, foi realizada uma licitação para os seguros dos ônibus que pode ser utilizada pelas prefeituras. Na concorrência, o governo afirma ter conseguido desconto de 20,3% nas apólices.

Como o licenciamento e o seguro podem ser feitos rapidamente, restam apenas os cursos de treinamento para justificar a demora na entrega dos veículos. O governo nega que esteja esperando eventos festivos para liberar os ônibus.

De acordo com a assessoria da Secretaria do Trabalho, os cursos têm duração de duas semanas e começaram em abril. A previsão é de que até o final de julho todos os motoristas estarão capacitados. A secretaria não soube informar quantos motoristas concluíram o treinamento.

Segundo o governo, já foram entregues 77% dos ônibus recebidos das empresas Iveco e Mascarello às prefeituras. Desde fevereiro deste ano 554 ônibus chegaram à Curitiba e, até a última quinta-feira, 430 unidades já foram entregues. No cronograma do governo, até o fim do mês, mais 71 ônibus serão liberados para 26 municípios da Associação dos Municípios do Norte Pioneiro (Amunorpi).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]