• Carregando...
Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo | José Cruz/ABr
Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo| Foto: José Cruz/ABr

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (11) que as Forças Armadas precisam de "equipamentos de qualidade" e pessoal "adequadamente preparado e motivado". Em cerimônia alusiva ao 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha-, a presidente disse que os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma "exigência estratégica".

"Sabemos que nosso papel na preservação da paz depende da capacidade dissuasória do Brasil. A atuação das Forças Armadas neste processo [...] requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado. Diante dessa realidade, os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma exigência estratégica", afirmou a presidente na mensagem lida na cerimônia.

Dilma Rousseff disse ainda que o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos vai resultar na construção do "almejado submarino com propulsão nuclear" e que os investimentos destinados a novos navios-patrulha vão propiciar "o aumento da presença do Estado nas águas jurisdicionais, onde se situa a maior parte das reservas de petróleo e gás".

Na cerimônia, aproximadamente 104 personalidades civis e militares -além de instituições- foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Naval. De acordo com a Marinha, a medalha, criada em 1934, premia aqueles que prestaram "relevantes serviços à Marinha do Brasil".

Foram agraciados, por exemplo, os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Paulo Passos (Transportes), Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia), Gastão Vieira (Turismo), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Wagner Bittencourt (Aviação Civil), além de deputados e senadores. O presidente do STF, Ayres Britto, e os ministros Cezar Peluso e Rosa Maria Weber também receberam a medalha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]