Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Forças Armadas

Militares precisam de equipamentos de qualidade, diz Dilma

Presidente afirmou que o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos vai resultar na construção do almejado submarino com propulsão nuclear

Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo | José Cruz/ABr
Presidente Dilma Rousseff durante cerimônia de comemoração do 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo (Foto: José Cruz/ABr)

A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta segunda-feira (11) que as Forças Armadas precisam de "equipamentos de qualidade" e pessoal "adequadamente preparado e motivado". Em cerimônia alusiva ao 147º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo - Data Magna da Marinha-, a presidente disse que os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma "exigência estratégica".

"Sabemos que nosso papel na preservação da paz depende da capacidade dissuasória do Brasil. A atuação das Forças Armadas neste processo [...] requer equipamentos de qualidade, prontos a serem utilizados, e pessoal adequadamente preparado e motivado. Diante dessa realidade, os esforços de reaparelhamento da Marinha são uma exigência estratégica", afirmou a presidente na mensagem lida na cerimônia.

Dilma Rousseff disse ainda que o avanço do Programa de Desenvolvimento de Submarinos vai resultar na construção do "almejado submarino com propulsão nuclear" e que os investimentos destinados a novos navios-patrulha vão propiciar "o aumento da presença do Estado nas águas jurisdicionais, onde se situa a maior parte das reservas de petróleo e gás".

Na cerimônia, aproximadamente 104 personalidades civis e militares -além de instituições- foram agraciadas com a medalha da Ordem do Mérito Naval. De acordo com a Marinha, a medalha, criada em 1934, premia aqueles que prestaram "relevantes serviços à Marinha do Brasil".

Foram agraciados, por exemplo, os ministros Gleisi Hoffmann (Casa Civil), José Eduardo Cardozo (Justiça), Guido Mantega (Fazenda), Paulo Passos (Transportes), Marco Antônio Raupp (Ciência e Tecnologia), Gastão Vieira (Turismo), Gilberto Carvalho (Secretaria-Geral) e Wagner Bittencourt (Aviação Civil), além de deputados e senadores. O presidente do STF, Ayres Britto, e os ministros Cezar Peluso e Rosa Maria Weber também receberam a medalha.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.