• Carregando...
A partir da esquerda: vice-presidente executivo do GRPCOM, Guilherme Döring Cunha Pereira; vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns; procurador-geral de Justiça MPPR, Gilberto Giacoia; desembargador e representante do TJ-PR, Xisto Pereira; e presidente do TCE, Fernando Guimarães | Antonio More/ Agência de Notícias Gazeta do Povo
A partir da esquerda: vice-presidente executivo do GRPCOM, Guilherme Döring Cunha Pereira; vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns; procurador-geral de Justiça MPPR, Gilberto Giacoia; desembargador e representante do TJ-PR, Xisto Pereira; e presidente do TCE, Fernando Guimarães| Foto: Antonio More/ Agência de Notícias Gazeta do Povo

Sociedade civil se mobiliza para combater a corrupção eleitoral

Preocupadas com desvios que ocorrem no período elei­­toral, instituições do estado e do país estão promovendo movimentos de combate à corrupção nesta época de campanha

Leia matéria completa

Foi lançado, na manhã sexta-feira (20), em Curitiba, o Movimento Paraná Sem Corrupção. A ação integra a campanha "O que você tem a ver com a corrupção", iniciativa de Ministérios Públicos de todo o país, que, no Paraná, tem apoio da Secretaria de Educação do Estado e do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM).

As primeiras ações do Movimento serão desenvolvidas de agosto a setembro, em escolas da rede pública. O objetivo é promover discussões com alunos de ensino médio, professores e funcionários dos colégios, de forma a incentivar o debate político e a participação cidadã.

Segundo o promotor de Justiça e coordenador do Movimento no Paraná, Eduardo Cambi, cerca de 2,5 mil escolas participarão das atividades, envolvendo, inicialmente, 1,3 milhão de estudantes. "Esse número é a meta inicial, que pode se estender de acordo com a adesão de promotores durante o evento".

O MP avalia que o movimento é uma medida de conscientização que atuará nas escolas de maneira pedagógica para que as novas gerações tenham menos tolerância à violação de regras. "São medidas preventivas, de caráter pedagógico, já que os estudantes estão formando sua personalidade e levam esses valores para casa", explica o promotor.

Para a diretora executiva do GRPCOM, Clarice López de Alda, a iniciativa prepara os jovens a uma conscientização política. "Além das palestras nas escolas, é importante divulgar o Movimento para que as pessoas participem", destacou. No dia 27 de julho, será lançado o site oficial do Movimento e um vídeo institucional.

Para consultar a programação e saver como funcionará o trabalho nas escolas, basta acessar este link, no site do MP. Já estão disponíveis slides e vídeos que podem ser usados por professores nas disciplinas de história e geografia, por exemplo.

Além das palestras nas escolas, o objetivo é atingir outros setores, como entidades sociais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]