• Carregando...

Os servidores estaduais não ficaram satisfeitos com o reajuste de 6% anunciado pelo governador Roberto Requião nesta semana. As entidades sindicais que representam diversas categorias cobram um reajuste de, pelo menos, 15%. O índice é baseado no aumento do salário mínimo regional. Elas também criticam o fato de alguns cargos do governo terem tido aumento nas gratificações dez vezes maior que o reajuste anunciado para os servidores. Segundo a coordenadora do Fórum das Entidades Sindicais, Elaine Rodella, no dia 18 de fevereiro deste ano um decreto do governador Roberto Requião concedeu reajuste de 62% nas gratificações dos diretores-gerais das secretarias do estado e dos reitores das universidades estaduais. Os servidores farão uma mobilização em frente do Palácio das Araucárias na próxima terça-feira para cobrar o cumprimento das reivindicações.

Nomes

O prefeito eleito de Londrina, Barbosa Neto, confirmou ontem mais dois nomes de sua equipe que toma posse no dia 1º de maio. São eles o empresário Fernando Kireff, para a presidência da Sercomtel, e o contador Lindomar Mota dos Santos, como presidente da Companhia de Trânsito (CMTU) de Londrina. Ainda faltam quatro indicações para fechar o secretariado.

Arquivado

O procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, enviou ao STF parecer favorável ao arquivamento da denúncia do suposto envolvimento do ex-ministro da Fazenda e deputado Antônio Palocci (PT-SP) em irregularidades no pagamento pela coleta do lixo em Ribeirão Preto, no início da década. Para Antonio Fernando, o Ministério Público de São Paulo fez a denúncia sem apresentar provas para sustentá-la. Palocci foi acusado de beneficiar a empresa Leão Leão, quando era prefeito de Ribeirão Preto, em troca de mesada da empresa.

Pauta

Os líderes partidários se reúnem com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB-SP), na terça-feira, para discutir o que será votado em plenário. O projeto de resolução com as medidas de moralização do uso da cota de passagens aéreas dos parlamentares deve entrar na pauta de votação em regime de urgência. Atualmente, a pauta está trancada por duas MPs.

Casa própria

O prefeito Beto Richa assina na segunda-feira o termo de adesão ao programa Minha Casa, Minha Vida, do governo federal. No mesmo evento, o prefeito assinará os dois primeiros contratos de obras com recursos do programa – os empreendimentos Residencial São Francisco e Residencial Santa Mônica, localizados no Sítio Cercado. Serão construídos 96 apartamentos que beneficiarão famílias com renda de até três salários mínimos inscritas na Cohab.

Censura

O presidente do PT, deputado Ricardo Berzoini (SP), informou que a assessoria jurídica do partido vai enviar um questionamento ao TSE sobre a recente propaganda política do PPS, no rádio e na televisão. Na propaganda, o PPS compara a pretensão do presidente Lula de reduzir o rendimento da caderneta de poupança com o confisco bancário no governo Collor em 1990. O comando do PPS chamou de censura e atitude totalitária a ida do PT ao tribunal.

Convidado

Os deputados estaduais aprovaram nesta semana um requerimento do deputado Douglas Fabrício (PPS) que convida o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, a comparecer à Assembleia Legislativa do Paraná para dar explicações sobre a falta de segurança no estado. Mas a data que Delazari irá a Assembleia prestar esclarecimento ainda não foi definida. A presidência da Casa deverá fazer isso nos próximos dias e enviar o convite ao secretário.

Demissão

A diretora de Comunicação Social do Senado, Elga Mara Teixeira Lopes, pediu demissão do cargo ao diretor-geral da Casa, Alexandre Gazzineo. Reportagens do jornal O Globo revelaram que Elga trabalhou em cinco campanhas eleitorais sem se licenciar do cargo.

Livre

Já o ex-diretor do Senado Agaciel Maia está prestes a se livrar das acusações de que tentou enganar a Receita Federal ao não declarar uma mansão em Brasília avaliada em R$ 5 milhões. A suspeita de ocultação de patrimônio causou seu afastamento do cargo. O Ministério Público Federal considerou convincentes as explicações e os documentos apresentados por Agaciel para justificar que manteve sua casa no nome do irmão, o deputado João Maia (PR-RN).

Pinga-fogo

"Depois de uma explosão nuclear, nem todos desaparecem: as baratas sobrevivem. Um Congresso fantasma ou um Congresso fechado não interessam à democracia. Vale um esforço para ajustar sua conduta agora e renová-lo em 2010. Quem dá um passo à frente?"

Trecho de artigo do deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), publicado ontem no jornal Folha de S. Paulo, sobre os recentes escândalos envolvendo o Congresso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]