• Carregando...
Juiz federal Sergio Moro ficaria empatado em segundo lugar com Marina Silva  na eleição de 2018. | Antonio Cruz/Agência Brasil
Juiz federal Sergio Moro ficaria empatado em segundo lugar com Marina Silva na eleição de 2018.| Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

O juiz federal Sergio Moro, responsável pelas ações da Lava Jato em primeira instância, só perde para o ex-presidente Lula (PT), réu em processo penal derivado da operação, em um cenário da corrida presidencial de 2018.

De acordo com a pesquisa de intenção de voto divulgada nesta segunda-feira (12) pelo Datafolha, o petista ganha um quarto cenário, que envolve três candidatos do PSDB, com 24% das intenções de voto, contra 11% de Marina Silva (Rede) e Sergio Moro.

GRÁFICO: Veja como ficaria o cenário para a eleição de 2018

Esse cenário reúne os tucanos Aécio Neves, Geraldo Alckmin e José Serra na mesma relação. Todos eles já foram citados em vazamentos de delação premiada da Operação Lava Jato.

Marina Silva lidera simulações de 2º turno para presidente, diz Datafolha

Leia a matéria completa

O senador Aécio é o melhor colocado, na quarta posição, com 7% das intenções de voto. O governador de São Paulo, Alckmin, aparece na sexta colocação e o ministro de Relações Exteriores, Serra, é o sétimo, com 5% e 4% das intenções de voto, respectivamente.

O deputado federal Jair Bolsonaro (PSC) está entre Aécio e os tucanos paulistas, com 6% das intenções.

O cenário também inclui a celebridade televisiva Roberto Justus (2% nas intenções), numa alusão ao presidente americano eleito Donald Trump, e a ministra Cármen Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), com 1%. Ciro Gomes (PDT), 4%, Luciana Genro (PSol), 2%, Michel Temer (PMDB), 2%, Ronaldo Caiado (DEM), 1%, e Eduardo Jorge (PV), 1%, completam a lista.

Em relação à pesquisa anterior do Datafolha, de julho, Sergio Moro avançou. Na ocasião, o juiz federal ocupava o quarto lugar, com 8% das intenções de voto, contra 10% do tucano, 14% de Marina Silva (Rede) e 22% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

O juiz Sergio Moro já disse em algumas ocasiões que não pretende se candidatar em 2018.

Lula líder

O ex-presidente Lula (PT) lidera a corrida presidencial em todos os cenários: contra Aécio Neves (PSDB), Geraldo Alckmin (PSDB), José Serra (PSDB) ou os três juntos. Marina Silva (Rede) aparece na segunda colocação em todos os cenários – ela está empatada com Sergio Moro na pesquisa com os três tucanos juntos.

Bolsonaro tem menos rejeição que políticos citados na Lava Jato, aponta Datafolha

Leia a matéria completa

O ex-presidente também ganha nas simulações de segundo turno contra todos os tucanos: 38% x 34% contra Aécio, 38% x 34% contra Alckmin e 37% x 35% contra Serra.

Marina líder (no segundo turno)

Marina Silva (Rede) é a preferida dos eleitores em um possível segundo turno em todos os cenários, contra o ex-presidente Lula (PT) ou os três presidenciáveis tucanos: 43% x 34% contra Lula, 47% x 25% contra Aécio, 48% x 25% contra Alckmin e 47% x 27% contra Serra.

Ficha técnica

A pesquisa Datafolha de julho foi realizada nos dias 14 e 15 daquele mês, com 2.792 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

A pesquisa Datafolha foi realizada nos dias 7 e 8 de dezembro de 2016 com 2.828 entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]