• Carregando...

O juiz federal Sérgio Moro determinou nesta segunda-feira (23) a transferência de 12 presos da Operação Lava Jato da Superintendência da Polícia Federal (PF) para o Complexo Médico Penal do Estado, em Pinhais, na região metropolitana de Curitiba. A mudança de local será feita a pedido da PF, que argumenta que a mudança é necessária por “dificuldades de espaço”. Entre os presos que serão transferidos estão Renato Duque, ex-diretor de Serviços da Petrobras, e Fernando Soares, o Fernando Baiano, lobista ligado ao PMDB.

Os 12 presos ficarão em uma ala separada. Moro argumenta que não há “motivos para presumir” que eles serão alvos de violência para os outros presos, mas que “pela notoriedade da investigação”, há algum risco e é necessário “cautela”. O local foi disponibilizado pela Secretaria Estadual de Segurança Pública.

A PF solicitou que outros dois presos fossem transferidos, mas Moro negou. Segundo o juiz, Nestor Cerveró, ex-diretor Internacional da Petrobras, está recebendo assistência psicológica na carceragem da PF – logo, seria melhor que ele não fosse transferido. O outro é Ricardo Pessoa, presidente da UTC Engenharia. Moro não explica o motivo no despacho; apenas especifica que atende a pedido do Ministério Público Federal (MPF).

Moro também negou o pedido de transferência de Sérgio Cunha Mendes, vice-presidente da empreiteira Mendes Júnior, para o Complexo da Papuda, em Brasília. Segundo o juiz, sua presença em Curitiba “ainda se mostra necessária para as investigações”. O pedido partiu da defesa do executivo.

Superlotada

A determinação do juiz atende a pedidos da Polícia Federal, que vinha alegando que a Carceragem da PF estava superlotada. Foram transferidos para o Complexo Médico Penal do Estado, o ex-diretor de Serviços e Engenharia da Petrobras, Renato de Souza Duque e os empreiteiros Erton Medeiros Fonseca, Agenor Franklin Magalhães Medeiros, Gerson de Mello Almada, João Ricardo Auler, José Aldemário Pinheiro Filho, José Ricardo Nogueira Breghirolli, Mateus Coutinho de Sá Oliveira e Sergio Cunha Mendes. Além deles, serão transferidos também Adir Assad e Mario Frederido Mendonça Goes.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]