• Carregando...
Juiz Sergio Moro foi indicado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil para o cargo no STF, | Hugo Harada/Gazeta do Povo
Juiz Sergio Moro foi indicado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil para o cargo no STF,| Foto: Hugo Harada/Gazeta do Povo

Não é a primeira vez que o nome do juz federal Sergio Moro, responsável pela condução dos processos da Lava Jato em Curitiba, é cotado para assumir uma vaga no Supremo Tribunal Federal (STF).

Em 2014, pouco depois do ministro Joaquim Barbosa se aposentar, a Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe) montou uma lista tríplice com indicações para a vaga de Barbosa e apresentou à então presidente Dilma Rousseff (PT), responsável pela indicação.

A escolha dos indicados foi feita através de consulta entre associados da Ajufe. Moro ficou em primeiro lugar, com 141 votos. A escolha foi feita antes de Moro ganhar repercussão nacional julgando os casos da Lava Jato.

Sergio Moro no lugar de Teori Zavascki: é possível?

Leia a matéria completa

Em agosto de 2014, quando a lista foi elaborada, a operação ainda estava na 5ª fase. Dias depois, a 6ª fase seria deflagrada, com o cumprimento de mandados de busca e apreensão em endereços relacionados ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Moro só ganhou grande repercussão nacional na Lava Jato depois da prisão dos executivos das principais empreiteiras do país, na 7ª fase da operação, batizada de Juízo final.

Temer deve fazer escolha rápida de substituto de Teori

Leia a matéria completa

Antes da Lava Jato, Moro já havia ganhado notoriedade ao julgar o caso Banestado – também protagonizado pelo doleiro Alberto Youssef, que na época fechou o primeiro acordo de colaboração premiada do país.

Também fizeram parte da lista tríplice o desembargador do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) Fausto Martin de Sanctis, com 134 votos, e o tributarista Leandro Paulsen, com 123 votos.

Alexandre de Moraes tem perfil ideal para o STF, diz Marco Aurélio

Leia a matéria completa

A indicação para a cadeira de Joaquim Barbosa foi realizada apenas em 2015 pela presidente Dilma Rousseff (PT) e quem assumiu a vaga foi outro paranaense: o jurista Edson Fachin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]