Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Reclamação

MPF avalia ir ao Supremo contra nepotismo no Senado

Norma da Casa abre brecha para manter parentes, permitindo que aqueles nomeados antes da posse do parlamentar fiquem

O procurador-geral da República, Antônio Fernando de Souza, afirmou nesta quinta-feira (16) que o Ministério Público Federal (MPF) avalia a possibilidade de entrar com uma reclamação no Supremo Tribunal Federal (STF) contra eventuais descumprimentos da súmula vinculante do nepotismo praticados pelo Senado Federal.

Na terça-feira (14), o presidente do Senado, Garibaldi Alves (PMDB-RN), anunciou uma medida que abre brecha para a manutenção do emprego de parentes de senadores. A polêmica se deu após a Mesa Diretora da Casa permitir a permanência nos cargos de familiares nomeados antes da posse dos parlamentares. Na quarta (17), Garibaldi admitiu reavaliar a medida para verificar se o texto contraria a súmula aprovada pelo STF em agosto.

Também na quarta, o procurador-geral da República solicitou ao presidente do Senado a cópia da deliberação tomada pela Mesa Diretora da Casa, a fim de checar se a interpretação do Senado contraria o texto da súmula.

"Evidentemente que, se entre as interpretações dadas aos diversos aspectos da súmula pela Mesa do Senado, algumas delas destoarem daquilo que o Supremo havia deliberado, o procedimento mais adequado é o ajuizamento de uma reclamação para que o Supremo decida se a deliberação do Senado destoa do seu entendimento", disse Antônio Fernando de Souza.

Questionado se o MPF adotará medidas contra a prática do nepotismo em outros órgãos federais, Antônio Fernando de Souza avisou que o Ministério Público do DF, responsável por tomar medidas referentes às entidades sediadas em Brasília, já está adotando providências para verificar se a súmula está sendo cumprida.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.