• Carregando...

Brasília - O Ministério Público Federal (MPF) vai investigar a Fundação José Sarney. O procurador da República Tiago Sousa Carneiro decidiu apurar as relações da entidade – mantida pelo presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP) –, com a Petrobras. Carneiro vai solicitar hoje ao Ministério da Cultura as prestações de contas do convênio da fundação com a estatal.

A partir dessas notas fiscais, ele pretende buscar indícios de desvio de recursos públicos por parte da entidade, além da não execução do projeto, que previa a digitalização do acervo e a informatização do acesso aos documentos. A decisão do procurador foi tomada depois de vir à tona que a Fundação José Sarney não executou o projeto e desviou R$ 500 mil – da verba de R$ 1,3 milhão da Petrobras – para empresas fantasmas.

Tiago Carneiro agora aguarda o material do Ministério da Cultura, órgão responsável pela aprovação do projeto cultural patrocinado pela Petrobras com incentivo fiscal. O MPF avalia ainda a possibilidade de enviar o caso para a Polícia Federal abrir um inquérito em cima das suspeitas de mau uso do dinheiro público.

Contradição

Hoje Sarney deve ser cobrado pelos senadores sobre a contradição em que se envolveu nos últimos dias. Pressionado, o senador afirmou, em plenário, que não tem "responsabilidade administrativa" na Fundação José Sarney. O estatuto da entidade não deixa dúvidas sobre o poder exercido pelo senador e sua família. Sarney é presidente vitalício, tem poder de veto e preside o Conselho Curador, que indica o Conselho Fiscal, responsável pelas contas da fundação.

Na avaliação de senadores, Sarney mentiu em plenário e deve sofrer processo por quebra de decoro no Conselho de Ética, que será instalado hoje, às vésperar do recesso parlamentar – ele estava desativado desde março por falta de indicações dos integrantes. O presidente do Senado já é alvo de outras denúncias no órgão, entre elas a ligação com os atos secretos editados no Senado nos últimos 15 anos e o envolvimento de um neto no agenciamento de empréstimos consignados entre os servidores da Casa.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]