• Carregando...

A Procuradoria da República em São Paulo pediu a exoneração imediata de um primo da ex-chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo Rosemary Noronha. Marcelo de Lara Peixoto foi nomeado em 2009 para um cargo de confiança na extinta Rede Ferroviária Federal em São Paulo. De acordo com o Portal da Transparência, ele ainda ocupa a função de coordenador no órgão.

Para o Ministério Público Federal, a admissão de Peixoto foi fruto de tráfico de influência cometido por Rose. Investigações da Polícia Federal relativas à Operação Porto Seguro constataram diversas trocas de e-mails entre Rose Noronha e Paulo Vieira, denunciados em 2012 por crimes como formação de quadrilha, corrupção ativa, corrupção passiva, tráfico de influência, falsidade ideológica e falsificação de documento particular. Ao lado de outras pessoas, entre elas vários servidores públicos, os dois participavam de um esquema criminoso que favorecia interesses de particulares perante a administração pública.

Nota à imprensa divulgada nesta terça-feira pelo MPF diz que "os e-mails interceptados pela PF com autorização judicial revelam a indevida solicitação, por parte de Rosemary, da nomeação, com urgência, do primo Marcelo Peixoto para o cargo comissionado no Ministério dos Transportes". Segundo os procuradores, uma mensagem de 16 de dezembro de 2009 revela que ela exigiu a nomeação do primo antes do Natal daquele ano, o que ocorreu em 23 de dezembro. Para o MPF, "o ato de nomeação violou os princípios constitucionais da legalidade, da impessoalidade e da moralidade, já que resultou diretamente da troca de favores entre Rosemary e Paulo Vieira".

O pedido de exoneração de Peixoto foi encaminhado ao Ministério dos Transportes no último dia 3. A pasta informou nesta tarde que "o gabinete do ministro já tomou as providências para atender a recomendação do MPF para a exoneração". Segundo o ministério, pedido de demissão de Peixoto chegou ao conhecimento da pasta no último dia 10.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]