• Carregando...
Governador Beto Richa: para o tucano ajuste fiscal antecipado foi que permitiu ao PR uma condição melhor neste momento. | Jonathan campos/Gazeta do Povo
Governador Beto Richa: para o tucano ajuste fiscal antecipado foi que permitiu ao PR uma condição melhor neste momento.| Foto: Jonathan campos/Gazeta do Povo

O governador Beto Richa (PSDB) se encontrou com seus secretários na manhã desta quinta-feira (7) para realizar a primeira reunião secretarial de 2016. Após o encontro, durante a entrevista coletiva, o governador enalteceu o ajuste fiscal realizado pela sua gestão no ano passado.

“Hoje todos podem comparar, até pela imprensa nacional. O Paraná é um estado que honra seus compromissos, paga em dia seus servidores. Inclusive, antecipamos o pagamento do 13.º e neste mês vamos pagar o reajuste aos servidores referente à 2015 repondo integralmente a inflação, que deve ser em torno de 10,8%”, comemorou Richa.

Beto Richa é governador com menor aprovação do país

Leia a matéria completa

Segundo o governador, a redução de 9% nas despesas e o incremento de 5% nas receitas é que permitirão prever investimentos na ordem de R$ 8 bilhões em 2016. “O ajuste fiscal deu certo, possibilitando o estado honrar todos os compromissos assumidos. Além disso, temos um grande volume de obras de infraestrutura acontecendo em todas as regiões do estado”.

O ajuste fiscal realizado pelo estado contou com uma grande dose de esforço do contribuinte paranaense. Ele elevou de 12% para 18% a alíquota dos ICMS de milhares de mercadorias, o que representou aumento de 50% do peso do tributo em itens como roupas, artigos de higiene pessoal, móveis e eletrodomésticos. Já o IPVA sofreu aumento de 40%, com a alíquota passando de 2,5% para 3,5% do valor do veículo.

Durante a entrevista, Richa reconheceu o gosto amargo das medidas. Mas preferiu enfatizar a urgência delas. “As demandas da população são enormes e crescentes em momento de crise aguda e profunda nacional. Com as dificuldades do governo federal. Não dá para contar com importantes parcerias. Por isso, precisamos prover as nossas necessidades com ações do próprio governo do estado”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]