• Carregando...

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (29) que não pode nomear ministros no governo de Dilma Rousseff e brincou, dizendo que, se pudesse, pediria uma vaga para ele mesmo.

A declaração foi dada ao lado do ministro Fernando Haddad em uma cerimônia para o lançamento de 30 escolas federais de educação profissional e 25 campis de 15 universidades.

Lula fez a afirmação logo depois de dizer que não sabe se Haddad vai continuar na pasta da Educação no futuro governo.

"Não posso indicar ministro. Se eu pudesse pedir uma vaga, ia pedir pra mim, mas como não posso...", afirmou o presidente para risos da platéia.

O presidente disse que Dilma vai "surpreender positivamente" e defendeu que ela tenha a liberdade para montar o ministério como preferir.

"Sou defensor da idéia de que a Dilma monte o governo com a sua cara e sua semelhança. Se você monta o time de futebol e não comanda os jogadores, um jogador derruba até o técnico, então é importante que o técnico controle a equipe", afirmou.

Lula brincou ainda que nomear ministro é bem mais fácil do que demitir depois. "Ministro é bom para colocar. Para tirar é duro. Só dá para tirar se o ministro quiser ser deputado. Aí, o ministro chega e diz: 'é fundamental que eu saia'. Mas quando você quer tirar, ele diz: 'eu? Por quê?'".

O presidente falou da campanha presidencial dizendo que Dilma foi vítima de preconceito. "Esta campanha teve um ódio mais forte do que contra mim em 2002 e 2006. Eu não pensei que existisse ainda com tanta força essa doença chamada preconceito", disse.

A cerimônia serviu para fazer uma espécie de balanço da área de educação no governo Lula. O presidente fez críticas a seus antecessores, afirmando que a educação antes era vista como gasto e não como investimento. Ele culpou ainda a falta de investimentos na área pela transformação de jovens em bandidos.

"Não colocar dinheiro na educação criou em 20 anos neste país um exército de jovens que não tiveram oportunidade e hoje, com 25 anos, estão sendo presos (...). Eles não nasceram bandidos, eles foram transformados em bandidos por políticas equivocadas, por visões errôneas", disse Lula.

Em sua exposição, o ministro Haddad destacou a atuação no governo na área e afirmou que todos os objetivos lançados pelo Plano Nacional de Desenvolvimento da Educação em 2007 foram cumpridos, entre os quais a ampliação dos campi universitários e a inauguração de escolas técnicas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]