• Carregando...
Richa voltou a  rebater acusações de investigados na Operação Quadro Negro. | Arnaldo Alves / 
ANPr.
Richa voltou a rebater acusações de investigados na Operação Quadro Negro.| Foto: Arnaldo Alves / ANPr.

Durante visita a Londrina na manhã desta quinta-feira (14), o governador Beto Richa (PSDB) voltou a negar que o dinheiro supostamente desviado de obras em escolas estaduais tenha abastecido sua campanha à reeleição, em 2014. “Não temos o que temer e vamos estabelecer a verdade o mais rápido possível”, declarou durante coletiva de imprensa na PR-445.

A Operação Quadro Negro, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), apura o desvio de quase R$ 20 milhões destinados a obras de instituições de ensino do Paraná. Investigadas citaram o nome de Beto Richa como supostamente envolvido no caso.

Na opinião do governador, as acusações foram feitas para tirar o foco da investigação e “jogar em alguém maior”. “Não posso admitir pessoas desqualificadas, envolvidas nessas falcatruas, dizerem que [ o recurso desviado] foi para a campanha eleitoral. O dinheiro sumiu, mas nós vamos atrás para reparar todos os prejuízos causados aos cofres do Estado, até o último centavo. Isso eu posso garantir.”

Richa comenta acusações de desvio de dinheiro para campanha eleitoral

O governador disse estar indignado com as denúncias de que o dinheiro desviado de escolas públicas, investigado na Operação Quadro Negro, teria abastecido sua campanha à reeleição, em 2014.

+ VÍDEOS

Richa também prometeu punir todos os responsáveis pelo desvio de recursos. “Sou intransigente com corrupção. É importante destacar que logo que tivemos os primeiros indícios desses desvios, foi o nosso governo que tomou as providências. Fomos nós que iniciamos toda a investigação profunda, sem poupar ninguém. Demitimos rapidamente todos os suspeitos”, explicou o governador.

Propina para autoridades

Testemunhas ligadas à construtora Valor, responsável pelas obras investigadas na Operação Quadro Negro, afirmam que o dono da empresa fazia saques de até R$ 800 mil em dinheiro vivo e que essa verba era repassada irregularmente a pessoas ligadas ao governo do Paraná.

Entre as pessoas que teriam recebido dinheiro, segundo as testemunhas, estariam os deputados Ademar Traiano (PSDB), Plauto Miró (DEM) e Tiago Amaral (PSB), o conselheiro do Tribunal de Contas Durval Amaral e o secretário estadual de Infraestrutura, Pepe Richa. Os deputados e Durval negam as acusações. Pepe disse que não comentaria o caso.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]