• Carregando...
Boneco que simula ex-presidente Lula preso foi Inspirado no nome dado a duas fases da Lava Jato | Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo
Boneco que simula ex-presidente Lula preso foi Inspirado no nome dado a duas fases da Lava Jato| Foto: Marcelo Andrade/Gazeta do Povo/Arquivo

“Resta Um”, “Vitória de Pirro”, “Triplo X”. A criatividade por trás dos nomes das fases da Lava Jato rendeu a fama de “o melhor trabalho do mundo” para os responsáveis pelo “batismo”. Mas, essa tarefa não cabe a apenas uma pessoa. Ela fica a cargo do delegado responsável por cada uma das fases e a única regra em comum é ter ligação com os fatos investigados.

Das 33 fases da Lava Jato, 19 contaram com nomes próprios. Alguns deles chamaram a atenção por serem indiretas aos personagens e situações reveladas pelas investigações. É fato, porém, que esses batismos carregam boa dose de humor e também de mistério. Afinal, é possível cravar a quem se refere “Resta Um” - o nome da última fase da operação? Veja a resposta mais provável ao final deste texto.

“Novela” da Lava Jato tem vilões que deixam Nazaré e Perpétua para trás

Leia a matéria completa

7ª Fase: Juízo Final

Apesar de o nome remeter à conclusão, essa fase era apenas o começo da operação Lava Jato. O nome foi dado por ter sido a maior fase até então, com 85 mandados judiciais – 21 deles de prisão temporária. Entre os presos estava Renato Duque, ex-diretor de serviços da Petrobras.

9ª Fase: My Way

O nome é uma alusão à canção de Frank Sinatra. O ex-diretor de serviços Renato Duque era chamado assim pelo ex-gerente da empresa Pedro Barusco. A letra da canção também pode ser transposta ao esquema revelado em trechos como “E agora o fim está próximo / Eu encaro a cortina final”.

10ª Fase: Que país é esse

Nome de uma música do Legião Urbana, “Que País é Esse” foi uma indagação feita por Renato Duque ao seu advogado ao saber que seria preso. O diálogo foi interceptado pela Polícia Federal com autorização da Justiça.

11ª fase: A Origem

Esse nome foi dado porque a investigação estava voltando naquele momento à Londrina, cidade onde as investigações começaram. A origem da Lava Jato está na investigação sobre a atuação de doleiros que faziam remessa ilegais de dinheiro ao exterior e também usavam de postos de combustíveis (alguns com Lava-a-Jato) para lavar dinheiro.

14ª Fase: Erga Ommes

Expressão em latim que indica que a ‘lei vale para todos’. Foi nessa fase que foram presos os presidentes da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e da Andrade Gutierrez, Otávio Marques de Azevedo. Meses antes dessa etapa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva havia feito menção à mesma expressão em um contexto de crítica a supostos vazamentos seletivos, que acabariam, assim, por condenar também seletivamente, na opinião do petista.

Mansões e prédios nobres: Veja as “prisões de luxo” de delatores da Lava Jato

Leia a matéria completa

15ª Fase: Operação Mônaco

A referência a Mônaco se deu por conta das operações financeiras do ex-diretor da área internacional da Petrobrás Jorge Zelada no principado europeu. Ele acabou preso nessa fase. A investigação também resultou no bloqueio de uma conta em nome da offshore Rockfield Internacional, onde estavam R$ 32,8 milhões atribuídos a Zelada, no banco Julius Baer. Renato Duque também viu seu nome relacionado a uma conta nesse banco, que teve R$ 18,7 milhões congelados.

16ª Fase: Operação Radioatividade

O nome tem a ver com os alvos dessa fase da operação, que acabou prendendo o presidente licenciado da Eletronuclear, o almirante Othon Luiz Pinheiro da Silva, e Flavio Barra, presidente da AG Energia, braço da empreiteira Andrade Gutierrez

17ª e 18ª fases: Pixuleco e Pixuleco II

Um dos batismos mais emblemáticos, o termo se refere, segundo os investigadores, a como o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto se referia a propina cobrada nos contratos celebrados com a Petrobras. Foi nessa fase que o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi preso. O termo acabou ficando famoso por também batizar um boneco inflável que simula o ex-presidente Lula com roupa de presidiário.

19ª Fase: Nessun dorma

Uma referência a um trecho da ópera Turandot criada em 1926 pelo compositor italiano Giacomo Puccini. Em Nessun Dorma, a princesa Turandot determina que ninguém deve dormir: todos passariam a noite tentando descobrir o nome do príncipe desconhecido. O delegado da PF Igor Romário de Paulo disse que a expressão foi um recado para aqueles que achavam que as investigações estavam enfraquecendo.

20ª Fase: Corrosão

Um trocadilho entre o desgaste das plataformas de extração de petróleo e o enfrentado pela população brasileira com a revelação dos escândalos de corrução na Petrobras. Essa fase focou a investigação na compra da refinaria em Pasadena, nos Estados Unidos. A refinaria era conhecida como “ruivinha” por ter alto nível de ferrugem.

21ª Fase: Passe Livre

Essa fase mirou empréstimos do Banco Schahin e de José Carlos Bumlai, amigo de Lula. Ele era conhecido por ter livre acesso ao ex-presidente.

ONG Transparência Internacional propõe globalizar a Operação Lava Jato

Leia a matéria completa

22ª Fase: Triplo X

Referência a uma reforma feita pela OAS em um tríplex no edifício Solaris, no Guarujá. A suspeita é de que a obra tenha sido realizada para beneficiar o ex-presidente Lula. A família do ex-presidente tinha uma cota parte no empreendimento, adquirida junto a cooperativa Bancoop. A defesa do ex-presidente sustenta que ele não chegou a ser proprietário de fato de nenhuma unidade no prédio.

23ª Fase: Acarajé

O nome do tradicional quitute baiano foi dado em referência ao local de nascimento do marqueteiro João Santana, que trabalhou nas campanhas à presidência de Lula e da presidente afastada Dilma Rousseff. A suspeita da força-tarefa é de que ele tenha recebido recursos via caixa 2 desviados de contratos superfaturados com a Petrobras

24ª Fase: Aletheia

Palavra grega que significa “verdade”, “realidade”, “não oculto” ou “revelado”, entre outras asserções. O termo comumente utilizado na filosofia e psicologia batizou uma das fases mais polêmicas da operação. Foi nela que o ex-presidente Lula foi levado coercitivamente pela Polícia Federal para depor em uma sala do aeroporto de Guarulhos.

25ª Fase: Operação Polimento

Fase internacional da Lava Jato, essa etapa foi batizada pela Polícia Judiciária de Portugal. Foi nela em que foi preso o operador financeiro Raul Schmidt Felippe Junior. Ele é investigado pela Lava Jato desde a 10ª fase e tido como sócio de Jorge Zelada, mas não foram divulgadas referências à origem do nome.

27ª Fase: Carbono 14

É por meio da quantidade desse elemento que pesquisadores conseguem definir a vida de fósseis. O nome foi dado a essa fase por ela remeter a casos já investigados no escândalo do Mensalão.

28ª Fase: Vitória de Pirro

Remete à expressão que representa uma vitória obtida mediante alto custo. Nessa fase se investigou tentativas de obstrução aos trabalhos de duas CPIs que investigavam a Petrobras em 2014. Nela, o ex-senador Gim Argello (PTB-DF) foi preso preventivamente.

33ª Fase: Operação Resta Um

O nome pode ter mais de um significado. Foi nessa fase em que ex-diretores da Queiroz Galvão foram presos e essa foi a última grande construtora investigada no esquema de formação de cartel para fraudar contratos da Petrobras. “Resta Um” também o nome de um jogo de tabuleiro com 33 casas e 32 peças, no qual o objetivo é eliminar essas peças deixando apenas uma ao centro. Isso deve ser feito, obrigatoriamente, ocupando o espaço vazio vizinho à peça que será eliminada. O nome, portanto, também pode fazer menção a quem ficará sozinho nesse quadro quando as investigações chegarem ao fim.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]