• Carregando...
Heráclito: críticas ao Executivo | Antônio Cruz/ABr
Heráclito: críticas ao Executivo| Foto: Antônio Cruz/ABr

As novas regras para uso de passagens aéreas no Senado já estão valendo. Ao contrário da Câmara, que vai criar projeto de resolução e levar o assunto à votação do plenário na próxima semana, no Senado a determinação de que passagens aéreas só podem ser usadas por se-nadores ou por seus assessores no exercício da função já está em vigor.

A informação foi confirmada ontem pelo primeiro-secretário do Senado, Heráclito Fortes (DEM-PI). Segundo ele, o uso das passagens será fiscalizado pela diretoria geral e, se houver abuso, o caso será encaminhado à primeira-secretaria. As viagens feitas serão divulgadas na internet, mas Heráclito não soube dizer quando isso vai começar a ser feito.

Além de confirmar as novas regras no Senado, Heráclito também destinou críticas ao Executivo ontem. Ele afirmou que a Casa tem "apanhado de forma desproporcional" se comparado ao que acontece "do outro lado da rua", numa referência ao Poder Executivo. "O Senado tem apanhado muito. Mas não esqueçam o que acontece do outro lado da rua. É lá onde mora o perigo. Isso [críticas] é desproporcional", afirmou.

Do outro lado da rua

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse aos ministros da coordenação política que lamenta os desdobramentos das denúncias de abuso no uso das cotas de passagens por parlamentares. O ministro José Múcio Monteiro (Relações Institucionais) afirmou que uma das principais preocupações do presidente é como o cidadão recebe essas denúncias. "O presidente lamentou e disse que é preciso chegar ao final disso logo porque o cidadão comum não tem como compreender e entender por mais que existam ou fossem dadas explicações", afirmou. O ministro disse que conversou com os líderes partidários da Câmara e que está confiante de que as restrições para o uso da cota serão aprovadas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]