• Carregando...

Os ânimos entre a oposição e o governo esquentaram nas últimas horas por conta da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras. Nesta quarta-feira (20), após sair de reunião com sua bancada, o líder do PSDB no Senado, Arthur Virgílio (AM), reivindicou que o partido tenha direito a mais um assento entre os titulares da comissão - hoje os partidos de oposição (DEM e PSDB) têm direito a apenas três titulares e dois suplentes.

A leitura feita por Virgílio é de que, na época da diplomação dos senadores, em 2006, o PSDB tinha mais um senador, o que garantiria mais uma vaga na CPI. Em plenário, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), negou o pedido e disse que, pelo regimento da Casa, o critério da diplomação só vale para definir a proporcionalidade em comissões permanentes. Para comissões provisórias, como é o caso da CPI, o que valeria é a situação atual da bancada.

Pouco depois, Virgílio se irritou ao receber um dos panfletos que será distribuído amanhã na manifestação das centrais sindicais contra a CPI. O senador, então, anunciou que o PSDB entraria em obstrução na pauta de votações. O líder do PT no Senado, Aloizio Mercadante (SP), afirmou que é um direito da oposição obstruir a pauta. "Mas não é isso que vai nos convencer. Queremos fazer uma CPI responsável", disse o senador.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]