• Carregando...

A oposição ao governo Dilma Rousseff no Senado vai insistir que seja instaurada uma CPI mista da Petrobras. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (SP), afirmou nesta segunda-feira (5) que o ideal é que apenas uma comissão seja criada, unindo deputados e senadores. Para ele, não tem sentido a existência de duas comissões parlamentares de inquéritos com o mesmo objeto.

"A oposição quer que funcione uma CPI mista, com deputados e senadores, porque terá muito mais força política e institucional, além de mais autoridade para averiguar os fatos e identificar culpados", argumentou.

Na opinião dele, os rumos da investigação, mesmo numa comissão mista com maioria governista, vai depender da atitude do PT e dos aliados do partido da presidente Dilma Rousseff.

"Se houver entre os aliados do PT, e eu sei que há, pessoas interessadas em esclarecer a verdade, a CPI vai ter um resultado muito bom, que é tirar a Petrobras das garras daqueles que estão destruindo a empresa", afirmou.

O comando do colegiado já foi definido: a presidência ficará a cargo do PMDB, e a relatoria com José Pimentel (PT-CE). Se instalada somente no Senado, a CPI terá 13 integrantes. Se for mista, serão 13 deputados e 13 senadores. Nas duas hipóteses, a presidência e a relatoria ficarão com PT e PMDB por contarem com as maiores bancadas.

Os petistas resistem em aceitar a criação de uma CPI mista, com senadores e deputados, porque acreditam que ficará mais difícil blindar o Palácio do Planalto em uma comissão mais ampla.

Quando a instalação de uma CPI para investigar irregularidades na Petrobras se tornou um fato inexorável, o governo passou a trabalhar para que a comissão acontecesse apenas no Senado, onde tem uma maioria mais confiável. Mas, com a decisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), de instalar também a CPI mista, o PT acabou ficando isolado na defesa de uma comissão só com senadores.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]