Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
PEC 37/13

Paranaenses participam de ato em Brasília pela criação do TRF no PR

Mobilização, que aconteceu na Câmara dos Deputados, foi para pressionar andamento de PEC que determina implantação dos quatro novos TRFs no país

 | Carmen Murara/ GRPCOM
(Foto: Carmen Murara/ GRPCOM)

Representantes do Paraná participaram nesta terça-feira (25), em Brasília, de um ato público pela criação de um Tribunal Regional Federal (TRF) no Paraná e em outros três estados do país. A mobilização foi organizada para pressionar o andamento da Proposta de Emenda Constitucional 37/2013, que determina a implantação do TRF da 6ª Região (com sede em Curitiba) e de outros tribunais no Amazonas, Bahia e Minas Gerais.

Aprovada pelo Congresso, a proposta está paralisada desde julho do ano passado, quando foi suspensa liminarmente pelo então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa.

O ato aconteceu no Plenário 7 da Câmara dos Deputados. Participaram os deputados federais do Paraná Alex Canziani (PTB), Rubens Bueno (PPS), Eduardo Sciarra (PSD), Leopoldo Meyer (PSB) e o deputado eleito Sérgio Souza (PMDB), além de parlamentares mineiros e baianos. Também estiveram no encontro representantes da Associação Comercial do Paraná (ACP), da Federação das Indústrias do estado (Fiep), do Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) e o juiz Anderson Furlan, presidente da Associação Paranaense dos Juízes Federais (Apajufe).

A mobilização foi motivada pelo projeto do Superior Tribunal de Justiça (STJ), enviado ao Congresso na semana passada, determinando a ampliação do número de juízes nos TRFS já existentes no país, inclusive no da 4ª Região – responsável por Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No entendimento dos representantes paranaenses, o projeto ameaça a criação do TRF no estado. Isso porque, segundo o próprio STJ, a ampliação do quadro de juízes já daria conta de suprir as necessidades do Judiciário nos três estados do Sul, sem que fosse preciso criar uma nova regional em Curitiba. O projeto de lei apresentado pelo STJ ao Congresso pede a criação de 82 novos cargos de juízes federais, sendo 12 para o TRF da 4ª Região.

Além de discutir estratégias para viabilizar a criação dos quatro novos TRFs no país, às 17 horas o grupo participará de uma audiência com o ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, relator da PEC que estipula a criação dos quatro novos tribunais no país."Queremos que ele [Fux] dê mais agilidade no julgamento da PEC. O Processo está maduro, nas dá mais para esperar", declarou o deputado eleito Sérgio Souza, um dos organizadores do ato.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.