• Carregando...

O grau de parentesco entre o governador Beto Richa (PSDB) e Luiz Abi, preso pelo Gaeco por suposto envolvimento em fraude de licitação, é incerto. Inicialmente, foi informado que Abi seria primo direto de José Richa, pai de Beto. Depois, que ele seria, na verdade, primo em segundo grau do ex-governador, morto em 2003 – a avó de Abi seria irmã da bisavó de Beto.

Em nota enviada ao ParanáTV, da RPC, o governo do estado comunicou que Abi seria parente distante de José Richa, primo em segundo grau do governador. Matéria do site oficial do PSDB sobre a morte do ex-governador, publicada em 2003, também cita Abi como primo – aliás, vale destacar, à época, que ele foi o responsável por informar a assessoria de imprensa do partido sobre o estado de saúde do pai do atual governador. À Gazeta do Povo, porém, a assessoria de imprensa do governo do estado comunicou que Abi e José Richa são, na verdade, primos em 2.º grau.

Em qualquer cenário, porém, o parentesco não impediria que o primo participasse de licitações. Apesar de não constar na Lei 8.666, a doutrina jurídica costuma considerar que parentes em até 3.º grau de agentes públicos não podem participar de processos licitatórios na mesma esfera de poder. Caso seja primo de José Richa, o parentesco entre Beto e Abi é de 5.º grau. Caso seja primo em 2.º grau do pai do governador, a “distância” com Beto é de sete graus.

A proximidade entre Beto e Abi não deve ser medida, porém, por laços sanguíneos. Em sondagem feita pelo blog Caixa Zero, em dezembro do ano passado, Abi foi lembrado como uma das três pessoas com mais influência no Palácio Iguaçu por duas pessoas próximas ao governador.

De acordo com um político próximo a Beto, a proximidade com o governador foi construída muito menos em cima do parentesco e mais em torno de uma simpatia crescente. “O cargo de ‘primo’ foi forjado ao longo do tempo”, disse. Atuando junto com Beto desde a prefeitura, Abi teria pessoas ligadas a ele em várias secretarias e estatais. A assessoria de imprensa do governo diz apenas que os dois “se conhecem”. Essa proximidade gerou um fato, no mínimo, curioso: em 2013, Abi apareceu por acaso ao fundo em uma foto publicada no site do governo, sentado em um sofá do gabinete do governador. Minutos depois, a foto foi editada digitalmente para excluir o primo de Beto da imagem .

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]