• Carregando...
Pessuti: ainda há prazo para mais indecisão. | Jorge Woll/SECS
Pessuti: ainda há prazo para mais indecisão.| Foto: Jorge Woll/SECS

Cascavel e Curitiba - A menos de duas semanas da convenção que vai definir os rumos do PMDB paranaense nas eleições de outubro, o governador Orlando Pessuti já admite que poderá apoiar o senador Osmar Dias (PDT) ao governo do Estado. Osmar espera uma definição de Pessuti para decidir se vai disputar a reeleição ao Senado ou o governo do Paraná.

Pessuti disse que – se for a vontade da maioria dentro do PMDB, do presidente nacional da legenda, Michel Temer, da presidenciável Dilma Rousseff (PT) e do presidente Lula – pode haver um entendimento com o PDT paranaense em torno do nome de Osmar.

"Estamos abertos para construir uma candidatura de entendimento. Eu torço para que a candidatura de entendimento possa ser a de Orlando Pessuti, mas pode ser a de Osmar Dias, por que não?" indagou na tarde de ontem em Cascavel, no Oeste.

O governador disse que nesta semana teve duas conversas de aproximadamente três horas com Osmar, mas não deu detalhes dos assuntos tratados. Segundo ele, a relação de amizade de muitos anos não será abalada por uma disputa eleitoral, mesmo que ambos tenham que ir ao enfrentamento das urnas. "É lógico que eu gostaria que o Osmar fosse candidato a governador no primeiro turno para que nós pudéssemos fazer uma boa disputa e nos encontrarmos para um apoio recíproco ou enfrentamento no segundo turno", declarou.

Pessuti, no entanto, afirmou que sua vontade é disputar o governo e vem trabalhando para que isso aconteça, mas ressaltou que a decisão não cabe apenas a ele. "Nossa pré-candidatura continua firme e determinada e com disposição pessoal para irmos ao enfrentamento", disse, pouco antes de participar de uma audiência sobre segurança pública. O governador continua em busca de alianças que, segundo ele, "são sempre bem-vindas, principalmente aquelas relativas aos partidos que integram a base do nosso presidente Lula".

Pessuti participou ontem de um almoço com aproximadamente 900 servidores da Secretaria de Estado da Educação. Servidores de oito municípios participaram do evento, na cidade de Corbélia. O governador também esteve em São Pedro do Iguaçu onde inaugurou o Colégio Estadual Evaldo Talyuly, que em 2008 foi avariado por um vendaval e ganhou destaque na mídia nacional pelo fato de um grupo de estudantes improvisarem uma sala de aula numa delegacia desativada. Hoje Pessuti continua em Cascavel em mais uma etapa da interiorização de governo.

Em Curitiba, o senador Osmar Dias passou boa parte do dia em sua casa descansando. Mais tarde, ele foi até a sede do PDT para uma reunião com integrantes do partido. O senador não atendeu os telefonemas da reportagem da Gazeta do Povo. A pressão tucana sobre Osmar continua. O próprio pré-candidato do PSDB, Beto Richa, teria procurado Osmar, na quinta-feira, em uma cartada final para ter o pedetista a seu lado, disputando a reeleição no Senado.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]