• Carregando...
Museu do Trabalho e do Trabalhador foi idealizado pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT). | Reprodução/Google Street View
Museu do Trabalho e do Trabalhador foi idealizado pelo prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho (PT).| Foto: Reprodução/Google Street View

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã (13) a operação Hefesta para desarticular esquema de desvio de recursos públicos federais do Ministério da Cultura para a construção do Museu do Trabalho e do Trabalhador no município de São Bernardo do Campo (SP).

O espaço, idealizado pelo prefeito da cidade, Luiz Marinho (PT), seria uma homenagem ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

60 policiais federais e 10 servidores da Controladoria Geral da União cumprem 32 mandados expedidos pela 3ª Vara Federal de São Bernardo do Campo, sendo 8 mandados de prisão temporária, oito mandados de condução coercitiva e 16 mandados de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Santos, São Bernardo do Campo, Barueri, Rio de Janeiro e Distrito Federal.

Polícia Federal indicia Lula, Marisa, Palocci e mais quatro na Lava Jato

Leia a matéria completa

O inquérito foi instaurado pela PF a partir de informações divulgadas pela imprensa em novembro de 2014, indicando atraso e possíveis fraudes na construção daquele museu.

A investigação da Polícia Federal aponta o desvio de recursos provenientes de projetos da Lei Rouanet e convênios do Ministério da Cultura com a prefeitura municipal. Há indícios de superfaturamento de projetos, subcontratação ilegal de empresas sem licitação e duplicidade de objetos nos projetos de captação.

A obra iniciou-se em 2012 e estava prevista para durar 9 meses, mas até hoje não foi concluída.

Hefesta remete ao deus grego Hefesto, do trabalho e da metalurgia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]