• Carregando...

A casa da promotora Deborah Guerner foi alvo de uma operação de busca e apreensão da Polícia Federal nesta segunda-feira (14). Na residência, os policias recolheram dinheiro. Ela é suspeita de ter recebido dinheiro do suposto esquema de corrupção no governo do Distrito Federal que ficou conhecido como mensalão do DEM. O inquérito corre em segredo de Justiça no Tribunal Regional Federal.

Os policiais federais cumpriram dez mandados de busca e apreensão. Um deles em uma empresa de engenharia, especializada também em tratamento de lixo. A empresa é sócia de outra empresa que, desde 2007, presta serviços de coleta de lixo e varrição para o governo do Distrito Federal.

Na época, a licitação vencida pela empresa de coleta de lixo foi contestada pelos concorrentes, que entraram com recurso e ganharam liminares na Justiça suspendendo a contratação. Mesmo assim, o governo do Distrito Federal firmou contratos emergenciais com a empresa. Em três anos, a as duas empresas associadas receberam pelo menos R$ 74 milhões do governo do DF.

As empresas estão sendo investigadas pela Procuradoria Regional da República por suposta ligação com o esquema do mensalão do Democratas. Em depoimento à Polícia Federal, no fim do ano passado, o ex-secretário do GDF Durval Barbosa denunciou que o procurador-geral de Justiça do DF, Leonardo Bandarra, e a promotora Deborah Guerner teriam recebido propina de empresas de coleta de lixo para não impedir a prorrogação dos contratos.

O G1 tentou falar com a promotora, mas não obteve retorno. A reportagem deixou recado no celular do advogado dela e aguarda resposta. Em outras ooportunidades, Deborah Guerner negou envolvimento com o caso.

Nesta segunda, o G1 também tentou contato com a advogada do procurador Leonardo Bandarra, mas o telefone estava fora da área de serviço. O procurador-geral de Justiça já negou irregularidades e envolvimento com o escândalo do mensalão do DEM várias vezes. Na semana passada, a defesa do procurador tentou desqualificar as denúncias feitas por Durval Barbosa, que responde a dezenas de processos na Justiça.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]