• Carregando...
Policiais durante ação na vOdebrecht: conteúdo de mais uma planilha revelado. | Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress
Policiais durante ação na vOdebrecht: conteúdo de mais uma planilha revelado.| Foto: Marcos Bezerra/Futura Press/Folhapress

Documentos apreendidos na Operação Lava Jato mostram dezenas de pagamentos da empreiteira Odebrecht durante a campanha eleitoral de 2014 a pessoas identificadas apenas com apelidos.Os repasses são listados por meio de codinomes e não aparecem nomes de políticos ou partidos que receberiam o dinheiro.

Entre os destinos de repasses mais citados naquela época, estão movimentações descritas apenas como “Operação Dragão” e “Operação Kibe”.

Os papéis recolhidos estavam em posse da funcionária da Odebrecht Maria Lúcia Tavares, que relatou ter operado pagamentos para o marqueteiro João Santana e foi denunciada pelo Ministério Público Federal na quinta-feira (28).

Nos documentos, também há menções a “Feira”, que, para os investigadores, era o apelido de João Santana. Outros codinomes são Nariz, Melão, Foguete, Chuveiro e Flamenguista.

A funcionária da Odebrecht disse aos investigadores que os codinomes se referiam aos beneficiários finais dos recursos e que acredita que apenas seus superiores sabiam a quem se referiam. Ela falou que conhecia apenas o significado de “Feira”.

Também falou que havia “senhas” relacionadas às entregas de recursos. Nos papéis, há citações ainda a possíveis operadores, como “Paulistinha” e “Carioca”, e endereços de entrega.

Obras

Em março, a parte desses documentos que identifica os políticos foi enviada ao Supremo Tribunal Federal devido a menções a autoridades com foro privilegiado. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), por exemplo, era apelidado de “Carangueijo”. O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) era chamado de “Lindinho” e o ex-governador do Ceará Cid Gomes era o “Falso”. Não há como precisar, porém, se os repasses listados aos políticos eram ilícitos ou doações oficiais de campanha.

Em uma das planilhas achadas com Maria Lúcia, há pagamentos de R$ 150 mil em novembro de 2014 para o codinome “Turquesa” referente ao “Projeto Porto Maravilha”, construído no Rio de Janeiro.

Outro pagamento de R$ 150 mil feito para o codinome “Bobão”, na mesma época, se refere a “Canal do Sertão – lote 4”.

A Odebrecht não se manifestou sobre o assunto.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]