• Carregando...
 | Daniel Castellano / Gazeta do Povo
| Foto: Daniel Castellano / Gazeta do Povo

O momento em que a plateia do debate na Band entre os candidatos ao Senado mais riu foi durante o discurso de despedida de Luiz Romero Piva (PSol). O candidato disse que o marqueteiro de Beto Richa (PSDB) deve ser Inri Cristo, figura folclórica que diz ser a reencarnação do Messias. "Ele só fica falando do pai!", brincou. O comentário, indiretamente, também servia para Gustavo Fruet (PSDB) e Ricardo Barros (PP), que estavam debatendo com ele e se referem sempre a seus pais. Segundo Piva, os candidatos "ricos" precisam entender que não são os únicos que têm pais. "Pobre também tem pai", disse. O candidato falou que seu pai também lutou para que ele pudesse estar lá. Terminou mandando um beijo para seu pai. Depois das câmeras desligadas, Fruet se aproximou de Piva para dizer que não se incomoda com críticas políticas. Mas que faz questão de defender seu pai porque ele teve uma "luta dura". "Foi uma caminhada bonita", disse. Piva disse que não era nada pessoal e os dois acabaram se acertando.

Aliás...

A participação de Piva no debate entre os candidatos ao Senado foi a que mais chamou a atenção. Roberto Requião (PMDB) fez questão de abrir seu discurso de despedida elogiando o adversário. "Gostei desse Piva! Sujeito porreta e, cá entre nós, um pouco exagerado", disse.

Em alta

Dilma Rousseff

A candidata do PT à Presidência da República parece ter entrado numa curva acendente e disparou nas pesquisas de intenção de votos. A ex-ministra lidera com vantagem a corrida eleitoral, beneficiada com o início da propaganda gratuita na tevê e no rádio. A petista conseguiu vincular ainda mais o seu nome ao do presidente Lula.

Beto Richa

O ex-prefeito de Curitiba pode ser considerado um fenômeno eleitoral. Depois de ser reeleito em 2008 com sobra, 77% dos votos válidos dos curitibanos, o tucano parte para mais uma conquista: ser governador do estado como o pai, José Richa. A expectativa de ter disputa voto a voto com Osmar Dias parece que não ocorrerá, com chances de Beto levar a eleição no 1.º turno.

Em baixa

José Serra

De grande favorito, com chances de devolver ao PSDB o comando do país depois de 8 anos nas mãos dos petistas, Serra vem frustrando as expectativas dos tucanos. Candidato à sucessão de Lula desde que foi eleito governador de São Paulo, Serra liderou as pesquisas até abril deste ano, quando viu Dilma Rousseff ultrapassá-lo.

Osmar Dias

A demora em definir se disputaria o governo com o apoio do PT e do PMDB ou se tentaria a releição ao Senado na aliança com o PSDB parece ter atrapalhado a campanha de Osmar Dias. Além disso, o eleitorado paranaense teria estranhado a parceria com Roberto Requião – que busca uma vaga ao Senado e com quem travou uma disputa eleitoral acirrada em 2006.

Meus cabelos (foto 1)

Após o debate entre os concorrentes ao Senado na Band TV, Gustavo Fruet (PSDB) disse que, como sempre fazem os candidatos, olhava para amigos e assessores nos intervalos. Da plateia, no entanto, não vinham os tradicionais "positivo" ou "negativo", feitos com as mãos. Os gestos eram todos para que ele arrumasse os cabelos. "Mas eu nem tenho o que arrumar...", disse o candidato.

Sem resposta

A investigação sobre o vazamento de informações sigilosas de políticos ligados ao PSDB pode virar o Caso Watergate do presidente Lula? Watergate é o nome do conjunto comercial em Washington (EUA) no qual funcionava a sede da campanha do partido Democrata. Pessoas ligadas ao partido Republicano foram presas quando tentavam espionar os adversários. O escândalo resultou na renúncia do presidente norte-americano Richard Nixon.

Atendimento de eleitores

Quem precisa tirar a segunda via do título de eleitor ou solicitar a certidão de quitação eleitoral pode ir hoje ou amanhã na Central de Atendimento ao Eleitor de Curitiba, na Rua João Parolin, 55, no bairro Prado Velho, das 13 às 17 horas.

* * *

"Quem vai querer ficar para a história como quem fez menos que um torneiro mecânico?"

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]