• Carregando...
 | Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
| Foto: Marcelo Andrade/ Gazeta do Povo
  • André Vargas (PT-PR), deputado federal

Previsto para sair do papel amanhã, o estatuto do novo partido da ex-senadora Marina Silva (foto) prevê um prazo de validade para o mandato dos parlamentares que escolherem embarcar na legenda. O capítulo da minuta do documento que trata sobre as escolhas dos candidatos às eleições proporcionais e majoritárias estabelece: "não poderá se apresentar como pré-candidato ou pré-candidata para postular o mesmo cargo o parlamentar que já tiver exercido 16 anos de mandato parlamentar pela Rede [provável nome do novo partido]". Marina exerceu o cargo de senadora por 16 anos pelo estado do Acre. Ela foi eleita para dois mandatos consecutivos, em 1994 e em 2002. Em 2010, disputou a presidência da República. As regras previstas no documento ainda precisam ser aprovadas em assembleia que deve ocorrer durante o evento, em Brasília, no qual será lançada oficialmente a legenda. Para que ela seja criada de fato ainda é necessária a coleta de cerca de 500 mil assinaturas, em ao menos nove estados, e a aprovação pelo TSE.

Aliás...

A coleta de assinaturas deve se concentrar na internet e em ações de colaboradores nos estados. A ideia é seguir a mesma estratégia usada em 2010, quando voluntários montavam em suas residências comitês conhecidos como "Casa de Marina" para dar suporte à campanha presidencial da candidata.

Empréstimo 1

O tão aguardado empréstimo do Paraná junto ao Bird volta a ser discutido na semana que vem. Está na pauta de terça-feira da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa a mensagem presidencial que autoriza o empréstimo no valor de US$ 350 milhões.

Empréstimo 2

Embora esteja na pauta do dia 19, é possível que a votação do texto seja adiada para a próxima semana. Isso porque o foco dos senadores no retorno ao trabalho após o feriadão de carnaval será a escolha dos novos presidentes e vices das comissões permanentes da Casa.

Alta

O assessor-chefe da Assessoria Especial da Presidente da República, Marco Aurélio Garcia, recebeu alta ontem do Instituto de Cardiologia do Distrito Federal. Ele estava internado desde o dia 2 de fevereiro e, nesse período, passou por uma cirurgia cardíaca. Foram duas pontes de safena e duas pontes arteriais no coração. Esse procedimento durou 4 horas e transcorreu sem anormalidades.

Convites

O PT começou nesta semana a distribuir os convites para o ato em São Paulo em comemoração aos dez anos do partido no poder. O evento, que ocorre no próximo dia 20 em um hotel ao lado do sambódromo do Anhembi, terá como principais estrelas o ex-presidente Lula e a presidente Dilma Rousseff. Segundo o PT, o evento deverá reunir cerca de mil pessoas.

Seminários

O encontro da próxima semana será o primeiro de uma série de 13 seminários que o PT pretende realizar até o fim do ano. Os seminários deverão fazer balanços dos impactos das administrações do partido e passar ao largo da maior crise enfrentada pelo primeiro governo de Lula: o mensalão. Segundo o secretário de Organização do PT, Paulo Frateschi, o objetivo é "construir uma narrativa própria do PT.

Pinga-fogo

"Nós temos um país continental, e precisamos, de fato, de uma redistribuição da Justiça. Então, para garantir a celeridade da Justiça e a cidadania dos brasileiros, são necessários pelo menos esses quatro novos TRFs."

André Vargas (PT-PR, foto), deputado federal e presidente em exercício da Câmara, defendendo a criação de quatro novos Tribunais Regionais Federais (TRFs), um deles no Paraná. Ontem, Vargas esteve com o presidente do STJ, ministro Felix Fischer, para discutir o andamento da PEC que prevê a criação dos tribunais.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]