• Carregando...

O eleitor que não votou nas últimas três eleições nem apresentou justificativa para as ausências tem até a próxima semana para regularizar a situação junto à Justiça Eleitoral. Há 67 mil eleitores nessa situação no Paraná, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR).

O prazo termina na próxima quinta-feira (25). Quem não comparecer ao cartório eleitoral terá o título cancelado. Cada turno conta como uma eleição. Ou seja, a pessoa que não votou no primeiro e segundo turnos de 2012 - e não justificou – já deixou de participar de duas eleições, na contagem da Justiça Eleitoral.

O eleitor deve comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial com foto, o título e os comprovantes de votações anteriores. A multa é de R$ 3,51 pela ausência em cada eleição.

Cancelamento do título

Com o cancelamento do documento, o eleitor não poderá tirar passaporte, ser nomeado em caso de aprovação em concurso público nem renovar ou fazer matrícula em instituições de ensino superior. Os servidores públicos também não conseguirão receber salários.

Para consultar a situação, o eleitor pode acessar o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]