• Carregando...

Pelo menos dez pré-candidatos a vereador pelo Partido Social Cristão (PSC) de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais, não tiveram suas candidaturas registradas pela executiva municipal da legenda. O presidente do partido na cidade, o empresário Marcos Zampieri, admite que nem todos os nomes aprovados na convenção – realizada no dia 29 de junho - foram oficializados junto ao Cartório Eleitoral de Ponta Grossa.

Apesar de fechar a chapa das eleições proporcionais (para vereadores), a convenção não determinou a estratégia do partido nas eleições majoritárias (para prefeito). Só na última quinta-feira (05) – último dia para o registro de candidaturas - o partido optou por se coligar com o PHS e com o PSDC no apoio à candidatura de Marcelo Rangel (PPS) para a Prefeitura de Ponta Grossa. "Os três partidos acordaram num número máximo de 42 candidatos pela coligação, por isso não pudemos registrar todos os nomes", afirma Zampieri.

Ele não tem os números precisos, mas afirma que o partido registrou cerca de dez nomes – escolhidos pela executiva – contra mais de 20 aprovados na convenção. No entanto, há um conflito dentro do partido quanto a esses números.

O funcionário público federal Thiago Fijor afirma que o partido registrou apenas três nomes contra 35 que teriam sido aprovados na convenção. "Outro problema é que, em nenhum momento, apesar de várias solicitações, o partido me forneceu a ata da convenção. Sem esse documento em mãos, eu não consegui solicitar a minha desincompatibilização [afastamento das funções no funcionalismo público] para poder concorrer às eleições. Isso é um absurdo", comenta Fijor, filiado ao PSC desde 1999, quando tinha 16 anos.

O dentista Alexandre Kravichychyn afirma que também teve o nome aprovado na convenção, mas não foi registrado pela legenda. "Foi uma decisão truculenta. Também solicitei a cópia da ata várias vezes e nunca consegui", relata. Até o momento, o Cartório Eleitoral também não sabe precisar o número de pré-candidatos que não foram registrados, mas orienta todos os que se sentiram lesados a providenciarem seus registros individuais até as 17h00 deste sábado (07).

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]