• Carregando...

Marco modernista

Confira o histórico do Palácio Iguaçu, inaugurado para comemorar o centenário da Emancipação Política do Paraná:

1954 – O Palácio Iguaçu é inaugurada no Centro Cívico, em Curitiba, em comemoração do centenário da Emancipação Política do Paraná, que ocorreu um ano antes. O prédio, projetado pelo arquiteto David Xavier Azambuja, compõe o conjunto da primeira praça cívica construída no Brasil com base nos conceitos da arquitetura modernista.

2006 – A Secretaria Estadual de Obras Públicas anuncia que vai reformar o palácio.

2007 – O prédio é fechado em maio para a reforma. A sede do governo estadual é transferida para o vizinho Palácio das Araucárias.

2008 – Um grupo de arquitetos ameaça recorrer á Justiça caso a reforma descaracterize o projeto original do palácio. A instalação de vidros verdes, em substituição aos transparentes, é a principal polêmica.

2009 – Em janeiro, o governo assina a ordem de serviço para a reforma. Logo depois, os trabalhos começam. Nos próximos dias, a obra será reinaugurada pelo governador Orlando Pessuti.

As principais intervenções realizadas no Palácio Iguaçu durante sua reforma foram estruturais. "Em um primeiro momento, foram corrigidas todas as infiltrações do edifício – cobertura, subsolo e terraços", diz o engenheiro responsável pela obra, Fredy Chevalier.

Algumas adaptações tiveram que ser feitas respeitando novas normas de segurança que não existiam à época do projeto original. Rampas de acessibilidade para deficientes, por exemplo, foram instaladas. Em todo prédio, também foram instalados pisos elevados compostos de placas removíveis, para que a fiação elétrica possa ser adequada dentro das atuais normas de segurança.

O prédio agora também conta com um novo sistema contra incêndios e um inédito mecanismo de captação e reaproveitamento da água da chuva. Outra novidade foi a instalação de um heliponto nos fundos do palácio, para o pouso de helicópteros.

Centenário

O Palácio Iguaçu foi construído no governo de Bento Munhoz da Rocha Neto, inaugurado em dezembro de 1954, em comemoração ao centenário da emancipação política do Paraná, celebrada em 1953. Desde então, o prédio havia sido bastante modificado internamente e nunca havia passado por uma reforma significativa. A partir da desocupação do Palácio Iguaçu, em 2007, a sede do governo estadual foi transferida para o vizinho Palácio das Araucárias, no Centro Cívico.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]