• Carregando...

O prefeito de Belo Hori­zonte, Marcio Lacerda (PSB), que tentará se reeleger em outubro, vetou o reajuste de 61,8% dos salários dos vereadores da cidade, que havia sido aprovado pela Câmara Municipal. O veto integral foi publicado ontem no Diário Oficial do município. A decisão de La­­cerda veio após protestos con­­­tra o aumento nas ruas da capital mineira e na internet.

O reajuste, que só valeria para os políticos que assumirão em 2013, foi aprovado em dezembro por 22 dos 41 vereadores. Três votaram contra. Com o aumento, o salário subiria de R$ 9.222 para R$ 15.031. Para derrubar o veto de Lacerda, os vereadores precisam de 21 votos.

Posição

Favorável à derrubada, o vereador Leonardo Mattos (PV) afirmou que a grande maioria dos seus colegas está voltando atrás na posição pró-reajuste e deve aceitar o que decidiu Lacerda. A votação será secreta. "Foi irresponsabilidade. São Paulo e Rio definiram reajustes, BH não pode ficar em situação diferente", disse.

Mattos reclamou que os vereadores ganham menos que secretários municipais e que o Legislativo é tratado como "patinho feio"."[O reajuste] é uma obrigação dos vereadores. Nenhum político em sã consciência gosta de fazer isso. É muito ruim definir quanto vou ganhar", afirmou.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]