• Carregando...
 |
| Foto:

Dados da Câmara de Curitiba

A Câmara de Vereadores de Curitiba garantiu que os dados referentes aos salários dos servidores estarão na internet antes do Natal. Segundo o presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), a publicação só não será feita antes porque o departamento de informática do legislativo está desenvolvendo um software livre que vai ser usada em todas as ações da Câmara.

"Isso está em fase de conclusão. Vamos dar ao povo de Curitiba esse presente de Natal [a divulgação dos salários]", afirmou. "Vamos abrir tudo de forma nominal: salário bruto, líquido, disse Salamuni." (ELG)

A remuneração dos 35 mil servidores e comissionados da Prefeitura de Curitiba já está disponível no Portal da Transparência do Executivo Municipal. O sistema não exige cadastro para iniciar a busca.

Para ter acesso às informações, é necessário acessar a página do Portal da Transparência, no próprio site da Prefeitura. Os dados estão disponíveis no item "Remuneração dos Servidores", localizado na aba "Funcionários". Para seguir com a pesquisa, além de selecionar a data, também é preciso escolher o cargo e colocar - não obrigatoriamente,- o nome do servidor de quem se deseja conhecer as remunerações. As funções já determinadas são apenas dos funcionários concursados. Todos os comissionados, independente da função, estão inseridos em "Cargos em Comissão", também em "Cargo".

Na página individual de remuneração, estão presentes informações como data de admissão; vantagens (que incluem vencimentos, vantagens pessoais, gratificações, entre outros itens); descontos, como Imposto de Renda Retido na Fonte, Previdência Pública e demais deduções realizadas; e o valor líquido recebido. O portal deverá manter, daqui para frente, informações individuais de salário de cada funcionário em relação aos últimos 12 meses.

Os dados remuneratórios são atualizados no quinto dia de cada mês. Todas as especificações de vantagens e descontos estão especificadas em um ícone identificado por um ponto de interrogação.

Na última quinta-feira (14), o prefeito Gustavo Fruet (PDT) havia se comprometido em divulgar os dados. Fruet, em julho, chegou a dizer que não pretendia divulgar os dados, mas voltou atrás.

Lentidão no sistema

No início da tarde, o site da Prefeitura de Curitiba e o Portal da Transparência apresentaram lentidão. O problema ocorreu por volta das 14h30 e durante alguns minutos, parte dos usuários não conseguiu ter acesso aos sites. O problema ocorreu, segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, porque houve um volume de acessos muito superior ao de dias normais. O órgão não soube informar qual o número de internautas acessou o site no primeiro dia no qual os salários de servidores passaram a ser divulgados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]