• Carregando...
Ishii tira uma “selfie” com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ) | Alan Marques/Folhapress/Arquivo
Ishii tira uma “selfie” com o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ)| Foto: Alan Marques/Folhapress/Arquivo

O agente da Polícia Federal (PF) Newton Ishii, que ficou conhecido como “japonês da Federal”, se tornou um “símbolo” da Operação Lava Jato. Depois de ficar famoso por estar sempre ao lado de presos que eram levados ao Instituto Médico Legal (IML) para exames de corpo de delito, Ishii passou a ser solicitado para mais operações da corporação.

No começo desse ano, o agente já era considerado uma espécie de “marca” da Lava Jato. Segundo fontes ligadas à PF, a instituição entendeu que a imagem do japonês baixo, de cabelos brancos e óculos escuros poderia ser usada como chamariz contra a corrupção.

Confira os memes da prisão do ‘japonês da Federal’

Leia a matéria completa

Ironicamente, Ishii foi preso nesta terça-feira (7) em Curitiba por ter sido condenado pelos crimes de corrupção passiva e descaminho pela Justiça Federal. O agente foi preso em 2003 na deflagração da Operação Sucuri, que apurava um esquema formado por agentes da PF e da Receita Federal que facilitava o contrabando de produtos ilegais na fronteira com o Paraguai em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná.

Em março deste ano, Ishii teve um recurso negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), que manteve a sentença.

Os próprios policiais federais usaram a imagem de Ishii na defesa de seus interesses. No dia 18 de dezembro, numa página de Facebook ligada a agentes da polícia, foi compartilhado um vídeo em que Ishii defende a convocação de policiais federais aprovados em concurso, mas que ainda não assumiram as funções.

“Precisamos de vocês para juntar as forças para combater a corrupção e tornar o Brasil mais justo. Um abraço a todos e contem comigo”, diz Ishii, tímido, na gravação de 17 segundos.

O “japonês da Federal” chegou a ser sondado para disputar uma vaga na Câmara de Vereadores de Curitiba. Segundo o vereador Zé Maria (SD), o candidato a prefeito de seu partido, o deputado federal Fernando Francischini, consultou o seu grupo sobre a possibilidade de fazer o convite e a ideia foi bem-vinda. Além do Solidariedade, o PSC também teria sondado “japonês”. Em conversa com a Gazeta do Povo, o agente desconversou e afirmou que não tinha pretensões de entrar para a política.

Os deputados federais também aproveitaram a popularidade de Ishii e o fato de o agente ser um “símbolo” da Lava Jato. Quanto esteve em Brasília, em fevereiro deste ano, o Japonês da Federal foi tietado pelos parlamentares. Tirou fotos abraçado com políticos, fez “selfies” e chegou a dar entrevistas.

Prisão

Ishii foi preso nesta terça-feira (7) pela Polícia Federal. De acordo com a assessoria de imprensa da corporação, a detenção atende a uma determinação da 4ª Vara da Justiça Federal de Foz do Iguaçu. Segundo o advogado Osvaldo Mello, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão em regime semiaberto, sentença que foi confirmada pelo STJ. Nos próximos dias o agente deve deixar a carceragem e passar a cumprir prisão domiciliar, com o uso de tornozeleira eletrônica.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]