• Carregando...

A Polícia Federal (PF) afirma que desmontou, nesta quinta-feira (5), uma quadrilha suspeita de roubar mais de R$ 15 milhões de duas prefeituras do Maranhão. Segundo as investigações, a verba roubada pelo grupo era repassada às prefeituras pelo governo federal. No total, devem ser cumpridos 27 mandados de prisão e 38 de busca. Até o início da tarde, 25 prisões haviam sido efetuadas.

A quadrilha é suspeita de forjar notas fiscais para desviar verbas federais repassadas para as prefeituras das prefeituras de Senador La Rocque e Ribamar Fiquene.

O esquema era articulado, segundo a PF, por representantes das prefeituras e tesoureiros que sacavam o recurso das contas públicas sem observar os requisitos legais. Próximo à época da prestação de contas pelo Tribunal de Contas do Estado, era simulado um pedido de licitação com parecer favorável do assessor jurídico do município.

Toda a documentação necessária era preparada em escritórios de contabilidade de Imperatriz (MA). Os funcionários das prefeituras atestavam o recebimento de produtos, serviços e mediações necessárias para o pagamento. Finalmente, os processos de pagamentos eram preparados para que os saques ocorridos inicialmente fossem justificados.

A PF e a Controladoria Geral da União descobriram que pessoas simples foram usadas pela quadrilha para abrir empresas fantasmas. Uma única empresa aberta em nome de um lavador de carros desviou mais de R$ 1 milhão da merenda escolar. "Ele só pediu o meu nome para abrir o nome da firma, em 2004", diz o lavador, que afirma não conhecer o município de La Rocque, onde a firma foi aberta.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]