• Carregando...

Os primeiros condenados do mensalão que cumprem pena em Brasília "recebem alimentação conforme prescrição médica e têm duas horas de banho de sol por dia", segundo informações divulgadas nesta segunda-feira (18) pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen). Segundo nota divulgada, os presos vão ser transferidos para outras unidades do complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, de acordo com o regime da pena. "Tal medida é necessária em razão das instalações do Depen possibilitarem apenas o cumprimento provisório da pena em regime fechado, em unidade prisional tipo cadeia pública", afirma o texto.

"Os presos foram recolhidos à custódia federal do Depen no Complexo da Papuda em Brasília, em caráter provisório porque houve recusa da vara de execuções penais do Distrito Federal em receber os presos sem a carta de sentença", completou.

A reportagem apurou que os condenados têm direito a banho frio, beliche com colchão de espuma e almoço servido em marmitex de alumínio e colher de plástico. Nas celas também há uma pia, um cano com água fria que é usado para banhos e a chamada bacia turca no lugar da privada --a instalação sanitária fica rente ao chão.

No café da manhã a refeição para todos os presos foi pão com manteiga, café e leite. No almoço foi servido marmitex com arroz, feijão, carne, legumes e verduras. Eles fizeram a refeição usando colheres de plástico flexível.

Ao todo, nove condenados estão no complexo da Papuda. Entre eles estão o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil), o ex-presidente do PT e deputado licenciado, José Genoino, e o empresário Marcos Valério, operador do esquema. As duas mulheres presas --Kátia Rabello, ex-presidente do Banco Rural, e Simone Vasconcelos, ex-funcionária de Valério-- estão na Superintendência da Polícia Federal. Todos aguardam a definição da Justiça sobre os locais definitivos onde cumprirão pena.

Genoino

Sem citar o nome do ex-presidente do PT, o Depen sustenta também que "com relação à consulta realizada em um dos detentos, essa se deu em razão da ausência de receitas médicas para alguns medicamentos de uso contínuo. Não houve intercorrência médica até o momento".

Em sua primeira noite na cela, Genoino foi atendido por um médico particular a pedido da família em torno das 2h. Pálido e "visivelmente cansado", segundo laudo do cardiologista Daniel França Vasconcelos, o ex-presidente do PT relatou dores no peito e nas pernas.

Genoino estava em pé e bastante inquieto quando o médico entrou na cela. Após uma hora e meia de consulta, com a pressão controlada por medicamentos, o petista conseguiu dormir ao menos três horas seguidas. Para passar o tempo, ele tem se dedicado à leitura da biografia de Getúlio Vargas, presente do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]