• Carregando...
PT sofre resistência interna em relação ao ajuste fiscal proposto pela presidente Dilma. | Nacho Doce/Reuters
PT sofre resistência interna em relação ao ajuste fiscal proposto pela presidente Dilma.| Foto: Nacho Doce/Reuters

O documento com críticas ao ajuste fiscal do governo que será lançado nesta segunda-feira (28) pela Fundação Perseu Abramo, mantida pela PT, tem a simpatia de uma das principais correntes internas do partido, a Mensagem. A tendência é a mais próxima da presidente Dilma Rousseff. Os ministros José Eduardo Cardozo (Justiça) e Miguel Rossetto (Secretaria-Geral) também são ligados à corrente.

Integrante da tendência, o ex-governador gaúcho Tarso Genro participará do lançamento do documento em São Paulo. “Vou ao lançamento do documento, que contempla várias posições minhas, que tenho enunciado sobre a crise”, afirmou Tarso.

O texto do convite propõe “mudanças imediatas dos rumos da política econômica”. O documento foi dividido em dois volumes. O primeiro deles traz o título “Mudar para sair da crise, alternativas para o Brasil voltar a crescer”. Já o segundo volume -”o Brasil que queremos” – oferece sugestões de longo prazo.

Na TV, PSDB amplia tom contra o PT

Em propaganda que vai ao ar nesta segunda-feira (28), tucanos centram na crise econômica e criticam propostas como a CPMF

Leia a matéria completa

O texto, cujos principais pontos foram antecipados pela Folha de S.Paulo nesta segunda, diz que as iniciativas do governo estão jogando o país em uma recessão e que elas interessam a banqueiros e a fundos de investimento.

“A lógica que preside a condução do ajuste é a defesa dos interesses dos grandes bancos e fundos de investimento. Eles querem capturar o Estado e submetê-lo a seu estrito controle, privatizar bens públicos, apropriar-se da receita pública, baratear o custo da força de trabalho e fazer regredir o sistema de proteção social”, afirma o documento.

Entidades

Um dos principais colaboradores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o economista Márcio Porchmann, que presidiu o Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) até 2012, comanda a Fundação Perseu Abramo. Outras entidades participam do movimento, entre elas, o Centro Internacional Celso Furtado, que tem o ex-senador Saturnino Braga (PT-RJ) na presidência.

Outra signatária do documento, a Plataforma Política Social reúne petistas e simpatizantes. O ex-secretário do Tesouro Arno Augustin, o ex-porta-voz da Presidência da República André Singer e o senador Paulo Paim (PT-RS) estão na lista de seus integrantes, além do secretário municipal de Desenvolvimento de São Paulo, Arthur Henrique, que é amigo do ex-presidente Lula.

O documento, segundo a fundação, é também uma iniciativa das organização Brasil Debate, Fórum 21, Le Monde Diplomatique Brasil e Rede Desenvolvimentista.

Segundo a apresentação do documento, “muitos temas relevantes não foram contemplados e outros não puderam ser aprofundados. Trata-se, portanto, de um documento em construção”.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]