• Carregando...

Os membros da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR) escolheram durante votação nesta quinta-feira (21) os três candidatos que vão compor a lista tríplice de pretendentes ao cargo de procurador-geral da República.

O mais votado foi o atual vice-procurador-geral da República, Roberto Gurgel, com 482 votos. Também entraram na lista os subprocuradores Wagner Gonçalves (429 votos) e Ela Wiecko (314 votos). De acordo com a ANPR, 790 dos 1,1 mil procuradores associados participaram da votação nesta quinta.

A relação com o nome dos três deve ser encaminhada ainda nesta quinta (21) para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Cabe a ele indicar o novo procurador-geral que irá suceder Antonio Fernando de Souza. Lula, no entanto, não tem a obrigação de escolher um entre os três nomes da lista da ANPR.

A Constituição permite que o presidente escolha qualquer procurador da República, com mais de 35 anos de idade. No entanto, desde que tomou posse, em 2003, Lula sempre prestigiou a opinião dos procuradores filiados a ANPR, indicando o mais votado da lista. Foi assim em 2003 quando nomeou Cláudio Fonteles e também em 2005 e 2007, com a nomeação de Antonio Fernando.

Até o fim deste mês, o presidente da República deve anunciar o novo PGR, que toma posse em junho, em data ainda não definida.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]